11/06/2018 10:50
  • Festejos Juninos movimentam Rede Municipal de Ensino

Em ritmo de alegria e casa cheia a Rede Municipal de Ensino de Natal iniciou os festejos juninos na tarde do último sábado (09), com toda energia das crianças dos centros de educação infantil e animação dos alunos das escolas de Ensino Fundamental. Diversas unidades de ensino promoveram suas tradicionais festas juninas, preservando toda cultura nordestina.

As comemorações iniciaram no CMEI Professor Luiz Gonzaga Diniz Filho, situado no bairro Pajuçara, com o “9º Arraiá do Gonzagão” que abordou o tema “Cordel Encantado do Seu Luiz”. A festa contou com a participação das 300 crianças matriculadas.

“É maravilhoso comemorar com as crianças, pais, funcionários e toda a comunidade escolar. As crianças vêm para celebrar a colheita, pois é época da fartura do milho e feijão, e essas questões fazem parte do cotidiano da criança. Trabalhamos no CMEI a literatura de cordel e os clássicos do Rei do Baião”, contou a gestora pedagógica, Cláudia de Azevedo.

Seguindo a tradição junina, o CMEI Professora Telma Rejane Moura Freire, festejou o “V Arraiá da Inhá Telminha”. A comemoração contou com a presença das 307 crianças matriculadas na unidade infantil e dos pais, familiares, funcionários e professores. Na programação, apresentações das turmas do Berçário II e Níveis I ao IV, banda musical, coroação da realeza da festa, comidas típicas, brincadeiras e barraca da pescaria.

Os primos de quatro anos, Ana Nicole Oliveira de Lima e Lindemberg Rodrigues Neto, chamaram a atenção de todos pela caracterização dos históricos cangaceiros Maria Bonita e Lampião. A mãe de Nicole, Anny Caroline de Oliveira, era só orgulho da filha e do sobrinho. “Eles ficaram lindos representando Maria Bonita e Lampião. Tenho muito orgulho da minha filha”. A mãe contou ainda que a festa estava maravilhosa e que sempre faz questão de participar das atividades do CMEI que envolvem os pais.

O CMEI Maria da Piedade, localizado no bairro Lagoa Azul, comemorou o “9º Arraiá Sinhá Piedade”, com 105 crianças dos Níveis I ao IV e muita alegria, diversão, apresentações culturais, comidas de milho e atração musical. De acordo com a diretora pedagógica Gildete de Melo Silva, o CMEI vem trabalharam o tema “Criança: Sujeito Histórico e Transformador”. “Aliados a esse tema que vamos trabalhar ao longo do ano letivo, desenvolvemos atividades realizando o resgate da cultura nordestina e os tradicionais festejos juninos. A comemoração também representa o encontro com a família”, disse Gildete Silva.

Representando uma relação de parceria entre unidade de ensino e família, a dançarina da Companhia de Dança do Teatro Alberto Maranhão, Edineide Lima da Silva (Margô), e mãe de Ana Vitória da Silva, de dois anos, realizou uma apresentação de dança. “Falei para as professoras que realizo esse trabalho de dança, junto com a Companhia do Teatro e sempre que precisassem de uma apresentação bem cultural, estava à disposição. Hoje minha filha se apresentou com a turminha dela e logo em seguida foi o meu momento. Fiquei muito feliz por nós”.

Na ocasião a assessora pedagógica do Departamento de Educação Infantil da SME, Verônica Torres, falou da satisfação em prestigiar tantas festas. “As crianças deram vez e voz ao cordel, as músicas, numa performance de encantamento e brilho. Os festejos foram mais que uma festa! Um mergulho nas raízes de nossa cultura nordestina. Sentir a vibração das crianças apresentando suas descobertas, nos provocou um pulsar de reconhecimento da força desses pequenos em nos lembrar que temos mais de criança do que sabemos”.

Começando no horário vespertino e entrando os festejos durante a noite, a Escola Municipal Professora Zuleide Fernandes lotou a quadra da escola com alunos, pais, professores, funcionários e a comunidade escolar do bairro Pajuçara. Com a presença de cerca de mil pessoas, o “Arraiá da Zuzu - 20 Anos de Xote, Xaxado e Baião, Celebrando a Fartura do Sertão” encantou a todos com a qualidade das mais de 20 apresentações realizadas pelos alunos e professores.

Para o diretor pedagógico José Rodrigues da Silva Filho, o sucesso do evento se deve ao empenho dos professores, alunos e equipe da escola, pois realizaram a organização da festa dentro de 15 dias. “Todas as apresentações envolviam Xote, Xaxado e Baião, conforme trabalhamos durante esses dias, homenageando diversos artistas nordestinos. Ficamos muito felizes com a valorização e presença da nossa comunidade, assistindo o trabalho das crianças e dos jovens da escola. A E.M Zuleide Fernandes atende 802 alunos, da Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A estudante Gisele Costa Torres, de nove anos, da E. M. Profª. Zuleide Fernandes, recebeu a coroação de rainha do milho e desfilou na quadra. “Estou muito feliz em ser a rainha do milho do São João da minha escola. Foi uma surpresa, não esperava”. Ela conta que aprendeu bastante sobre a cultura nordestina e que adora as festas juninas.