25/05/2018 15:27
  • Zona Oeste faz sua plenária deliberativa do Orçamento Participativo 2018
Divulgação Sempla

A Prefeitura do Natal, por intermédio da Secretaria de Planejamento, realizará, neste sábado, 26, a Plenária Deliberativa da Região Oeste do Orçamento Participativo Natal 2018. Será às 14h, no Centro Municipal de Referência em Educação (CEMURE), na Avenida Coronel Estevam, 3897, Nossa Senhora de Nazaré.

Na ocasião, a população poderá definir ações prioritárias para a Região Oeste, bem como os seus participantes poderão se tornar Delegados do OP 2018, representando a Região e interagindo diretamente com a Prefeitura durante todo esse processo.

Para a secretária de Planejamento, Virgínia Ferreira, o OP amplia o processo democrático e favorece a participação dos cidadãos na gestão pública, já que eles podem decidir sobre como e onde serão gastos parte dos recursos públicos municipais, definindo as obras e/ou os serviços prioritários a serem executados pela administração no ano subsequente. “O exercício da cidadania contribui para as ações e planejamento da Cidade”, afirma.

No sábado (19), 92 pessoas da Zona Leste da cidade participaram da Plenária Regional Deliberativa do Orçamento Participativo Natal (OP Natal) 2018, no auditório do Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão, na Praça Augusto Severo, na Ribeira. Além de eleger 14 delegados, a Plenária selecionou três ações para constarem como prioritárias no Orçamento Municipal de 2019, sendo duas na área de habitação e a terceira na área de educação.

A Zona Norte faz sua plenária no sábado 02/06, na Escola Municipal Iapissara Aguiar, Rua Ilhéus, S/N – Potengi. A etapa de plenárias do OP 2018 se encerra com a da Zona Sul, no dia 09/06, em local a definir. Todos os encontros serão realizados das 14h às 18h.

Na sequência, os Delegados eleitos participam de m Fórum onde consolidam todas as ações propostas pelas Plenárias Deliberativas. Ao final, acontece a Conferência Municipal do Orçamento Participativo, momento de apresentação das prioridades eleitas pela população. Além das plenárias, a população pode participar do OP de modo virtual, respondendo o formulário que está disponível no site da prefeitura (www.natal.gov.br) até o dia 30 de junho.