Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

11/05/2018 17:00
  • Orçamento Participativo tem regimento interno e cronograma de atividades aprovados

Com  aprovação da revisão do regimento interno e a construção do cronograma de atividades, pela sua Comissão Provisória, o Orçamento Participativo de Natal (OP Natal) 2018 entra na sua terceira etapa, que é a de realizações de Plenárias nas quatro Regiões Administrativas da cidade. As decisões foram deliberadas  na manhã desta sexta-feira (09),  em reunião no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento - Sempla, secretaria que coordena o OP.


A Comissão Provisória foi formada no último dia 03, ao final da reunião de divulgação e mobilização, evento que marca a primeira etapa da construção do OP, com o objetivo de deliberar sobre o regimento e o cronograma dos trabalhos. Compõem a comissão representantes das quatros Regiões Administrativas de Natal, Associação dos Ciclistas  do RN, Conselho Municipal e Assistência Social, Secretaria Municipal de Saúde e da Câmara Municipal, neste caso, os vereadores Dinarte Torres e Natália Bonavides.


Com periodicidade anual, o Orçamento Participativo é um mecanismo de gestão democrática, que possibilita o poder público compartilhar com a sociedade civil as decisões sobre como e onde investir parte dos recursos públicos municipais. A sua construção se dá até a agosto, quando as sugestões das comunidades serão encaminhas para integrar o Orçamento Municipal do ano seguinte.


Essa participação popular se dá nas Plenárias Regionais Deliberativas, que elegem delegados representantes e discutem  as ações a serem priorizadas pela administração municipal. Este ano, as Plenárias vão acontecer em quatro sábados seguidos: Leste, 19/05; Norte, 29/05; Oeste, 02/06; e Sul, 09/06. Na sequência, haverá os Fóruns de Delegados, consolidando as discussões das plenárias, e, ao final, ocorre a  Conferência Municipal do Orçamento Participativo, momento de apresentação das prioridades eleitas pela população da cidade.


A participação popular também pode acontecer de modo virtual. Até o dia 30 de junho está disponível no site da prefeitura (www.natal.gov.br) o formulário do Orçamento Participativo Virtual Natal 2018 para preenchimento, uma oportunidade para quem não pode estar presente nos encontros presenciais participar do processo de execução do OP Natal.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css