13/04/2018 12:49
  • Projeto de Robótica da Rede Municipal de Ensino é destaque na Campus Party Natal
Manoel Barbosa

Uma semana de conquistas e novas experiências para o grupo de robótica da Escola Municipal 4º Centenário. Os alunos estão tendo a oportunidade de apresentar seu trabalho na Campus Party Natal, maior evento de tecnologia e cultura geek do mundo, que está em sua primeira edição na capital potiguar. O projeto está exposto no estande da Prefeitura do Natal.

A atividade consiste em um Torneio de Robótica chamado FIRST® LEGO® League (FLL), levado para a escola pelo professor de matemática Renato Rodrigues Cunha Lima Filho e da parceria com o SESI e a UFRN. No torneio, os participantes têm 2,5 minutos para realizar as missões com os robôs, como tirar um cano quebrado que existe no tabuleiro e trazer um novo para o lugar. A cada missão cumprida, são adquiridas pontuações diversas.

Durantes os encontros do projeto, os alunos montam os robôs usando os materiais da LEGO® e FIRST®. “Eles entram no Google Acadêmico e buscam pesquisas de Engenharia; trabalham com o design do robô,  entendendo o que é a robustez, a força de uma máquina como essa”, explica o orientador Renato Lima. De acordo com o matemático, a atividade “motiva os alunos a estudar Ciências e Matemática, a trabalhar em equipe, a ser um cidadão melhor”.

Anny Thaymara Miranda, de 13 anos, integra o programa de robótica há um ano. A adolescente aceitou participar pela metodologia utilizada: “Achei muito interessante o modo de programar, juntar LEGO® com programação de robô”. A estudante afirma que o aspecto mais relevante desenvolvido na atividade é a união. “Eu não gostava muito de trabalhar em grupo, mas depois do projeto eu percebi a importância disso para a gente, não só na robótica, mas na vida”.

Juan de Medeiros, de 12 anos, se interessou pela atividade logo que conheceu. “Quando vi, me apaixonei, porque é tão interessante que nem consigo definir com palavras. Isso aqui a gente vai levar para a vida”, contou o aluno, que hoje que vê como possibilidade a atuação profissional na área. Para Juan, apresentar um trabalho na Campus Party e poder conhecer o evento foi muito importante: “A gente compartilha nosso conhecimento e outras pessoas aprendem. Eu também consegui ver muitas outras coisas sobre robótica”.