Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/03/2018 13:01
  • Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Verminose contemplará 13 escolas municipais

Lançada em âmbito nacional no último dia 5, a Campanha Nacional de Hanseníase, Tracoma e Verminose tem como principal objetivo identificar casos suspeitos de hanseníase por meio do “método do espelho” (utilização de ficha de autoimagem) e referenciar à rede básica de saúde para confirmação diagnóstica e tratamento no público escolar de 5 a 14 anos.
 

A meta é investigar os sinais e sintomas da hanseníase em, no mínimo, 75% dos escolares. Além disso, a campanha também é voltada para as verminoses ou geo-helmintíases, que consistem em infecções intestinais causadas por parasitas que podem ser tratadas por medicamentos via oral, e para o Tracoma, doença inflamatória dos olhos que afeta a córnea e a conjuntiva, provocada por uma bactéria.
 

Diante disso, a campanha visa garantir o atendimento oportuno dos casos suspeitos, notificar os casos diagnosticados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan), monitorar os casos diagnosticados e a fazer a busca ativa de contatos e ainda realizar a avaliação epidemiológica dos escolares.
 

Em Natal, a campanha contemplará 13 escolas municipais, o que corresponde a 5.433 alunos beneficiados. A meta para Hanseníase é entregar 75% das fichas de autoimagem. Para as Geo-helmintíases, a meta é aplicar 85% do tratamento com albendazol para o Tracoma, a meta é realizar 80% dos exames no público-alvo envolvido.
 

De acordo com Débora Costa, responsável técnica pelo Programa Municipal da Tuberculose da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a campanha, no contexto municipal, está em fase de articulação de estratégias por parte da SMS junto às Secretarias Estadual e Municipal de Educação, como forma de melhor definir as escolas que receberão as ações de saúde.
 

Escolas contempladas
 

Escola Municipal Antônio Severiano

Escola Municipal Arnaldo Monteiro

Escola Municipal Carlos Belo Moreno

Escola Municipal Henrique Castriciano

Escola Municipal 4° Centenário

Escola Municipal Angélica Moura

Escola Municipal Ferreira Itajubá

Escola Municipal Chico Santeiro

Escola Municipal Mário Lira

Escola Municipal Adelina Fernandes

Escola Municipal Herly Parente

Escola Municipal Iapissara Aguiar

Escola Municipal Malvina Gomes


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css