09/03/2018 12:54
  • Samuzinho leva noções de primeiros socorros para alunos da escola municipal

O Samuzinho do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Natal 192), em parceria a Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quinta-feira (8), dentro do Projeto Pelotão da Cidadania e Protagonismo Juvenil, uma aula de campo sobre primeiros socorros, na Escola Municipal São Francisco de Assis. A ideia é formar 25 alunos cidadãos.

A aula foi ministrada pelo instrutor do Samu Natal, Jair Gois Cavalcanti que expôs sobre o funcionamento do Serviço. “Demos orientações a respeito de como solicitar um atendimento. Também foi explicado a importância de quem solicitar o serviço, repassar o endereço e dois pontos de referência para o socorro chegar mais rápido”.

Na sequência, foi orientado na teoria e na prática como reanimar um paciente em uma parada cardíaca, utilizando a simulação em bonecos específicos empregando a compressão torácica, além disso, foi orientado como fazer a manobra de desengasgo.

O Samuzinho, desenvolvido pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza a cada 15 dias, atividades teóricas e práticas com o objetivo de levar conhecimento a crianças e jovens das escolas municipais. “O projeto é feito para que as crianças da rede municipal tenham noções básicas de como acionar o Samu e técnicas de primeiros socorros”.

O Projeto Pelotão da Cidadania é desenvolvido em parceria com a SME trabalha ações de saúde, educação, protagonismo juvenil e cidadania em escolas da rede municipal de ensino.