Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/03/2018 16:04
  • Lançamento do Março Lilás será realizado nesta sexta-feira

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) lança oficialmente a campanha do Março Lilás, nesta sexta-feira (9), às 8h em evento que também comemora o Dia Internacional da Mulher, homenageando todas as mulheres e em especial aquelas que contribuíram para o desenvolvimento do SUS (Sistema Único de Saúde) em Natal.
 

O evento acontece na UNIFACEX – Campus Imaculada Conceição, localizada na Avenida Deodoro da Fonseca, Centro, e contará com apresentações musicais realizadas por mulheres e a apresentação de uma peça teatral, que aborda o papel da mulher na sociedade contemporânea.
 

Março Lilás é a campanha que, assim como Outubro Rosa e Novembro Azul, tem como intuito conscientizar a população sobre um tipo de câncer. Realizado no mês que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Março Lilás é voltado para a conscientização e prevenção do câncer de colo uterino, o quarto tipo de câncer mais comum entre as mulheres brasileiras.
 

No dia 17 de março, sábado, cinco unidades de saúde serão abertas para a realização de testes preventivos. A ação faz parte do projeto Mulher 365, projeto que tem como objetivo oferecer atenção aquelas que não tem condições de comparecer às unidades de saúde durante a semana. Serão abertas as unidades de Satélite, Bairro Nordeste, KM 06, Anexo de Vale Dourado e José Sarney.
 

Dia da Mulher

Em evento realizado nesta quinta-feira (8)  na Unidade Básica de Saúde do Alecrimpara comemorar o Dia Internacional da Mulher,  a secretaria de saúde, Saudade Azevedo, comentou a data. “Estamos aqui também para lembrar que apesar das comemorações, o dia também é de luta. Luta por pagamento igualitário, pela autonomia, pelo “não é não”, por sair de casa como quiser. Já conseguimos um pouco sim, mas temos muito a conquistar. Além de comemorar, lembrar que somos competentes e merecemos respeito e consideração”, declarou a secretária.
 

Apesar do evento oficial ser dia 9, as unidades de saúde da cidade já iniciaram suas programações, que envolvem desde apresentações, lanches coletivos e momentos lúdicos até a promoção de exames preventivos, rodas de conversa, palestras e oficinas sobre a saúde e bem-estar da mulher.
 

Dia Internacional da Mulher, celebrado no dia 8 de março teve em movimentos pelos direitos das mulheres, direito ao voto, à igualdade, às melhores condições de trabalho e vida. Foi em 1975 que o dia 8 de março foi adotado oficialmente pelas Nações Unidas como Dia Internacional da Mulher, e desde então nesta data é comemorado.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css