07/03/2018 11:51
  • Reunião com distritos sanitários avalia indicadores dos exames citopatológicos em Natal

Seguindo a programação do “Março Lilás”, mês dedicado a conscientização em torno da prevenção ao câncer de colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou, por meio de seu Departamento de Atenção Básica (DAB), um encontro que reuniu, no auditório central, representantes dos cinco distritos sanitários da capital, para avaliar e discutir dados referentes a meta de exames citopatológicos do ano de 2017.

De forma contígua, os participantes tomaram ciência dos indicadores citopatológicos traçados nos cinco distritos sanitários de Natal visando a melhoria e otimização da realização do exame no âmbito da rede municipal de saúde. Foi discutido também o aperfeiçoamento das estratégias de rastreamento, que se refere à aplicação do exame com o objetivo de identificar lesões sugestivas de câncer de colo de útero e, em seguida, encaminhar o paciente para eventual investigação e tratamento.

De acordo com Alessandra Frazão, enfermeira do Núcleo de Saúde da Mulher, a avaliação dos indicadores citopatológicos na rede municipal de saúde tem como principal preocupação viabilizar um novo plano de orientação e estimulação no tocante a adesão da mulher à ação preventiva, efetuando melhorias no método de rastreamento do câncer de colo de útero e, consequentemente, aumentando a demanda de realização do exame na cidade de Natal.