02/02/2018 11:17
  • Professores da Rede Municipal participam da abertura oficial da XVIII Jenat
Adrovando Claro

A XVIII Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat 2018) iniciou na noite desta quinta-feira (01), e contou com a presença maciça dos profissionais de educação da Rede Municipal de Natal. A abertura oficial aconteceu no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com palestra do professor doutor Celso dos Santos Vasconcellos, pesquisador e autor de diversos livros. O evento prossegue nesta sexta-feira (02).

A XVIII edição da Jornada traz como temática “Educação Integral: saberes para uma prática humanizada”, no intuito de discutir conceitos, perspectivas sobre uma Educação Integral, visando uma reflexão sobre a ressignificação das diversas atividades pedagógicas.

Durante a solenidade, a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, declarou que “é um prazer recebê-los nesta noite em que damos início a XVIII Jornada Pedagógica, um evento que reúne no início de cada ano letivo os profissionais do magistério da Rede Municipal de Ensino”. E agradeceu a cada educador por participar deste momento importantíssimo e desejando a todos muito aprendizado, alegria e sucesso.

A titular da SME também agradeceu aos parceiros que tornaram este evento possível, favorecendo sua realização no planejamento pensado pela equipe da SME, como a Mind Lab, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Universidade Federal da Paraíba, SaferNet e Unimed. O evento contou ainda com o apoio da Guarda Municipal.

A conferência de abertura da Jenat 2018 foi proferida pelo professor doutor Celso dos Santos Vasconcellos, destacando o tema central da Jornada. Celso Vasconcellos é pedagogo, filósofo, pesquisador, escritor, conferencista, professor convidado de cursos de graduação e pós-graduação, e responsável pelo Libertad - Centro de Pesquisa, Formação e Assessoria Pedagógica. É autor de mais de 10 livros e 130 artigos.

Celso Vasconcellos conduziu a palestra de forma motivadora e afirmou que “ensinar é um ato de amor (prazer) e devemos procurar está inteiro no ofício de ensinar”. E contextualizou toda a palestra com o princípio do amor, afeto e desejo. Iniciou falando da complexidade da atividade docente e da diferença entre “Ensinar algo a alguém” e “Ensinar saberes necessários a todos”.

“Estamos buscando uma escola que articula “do saber com sabor”, como diria Rubem Alves, uma escola que faça sentido para todos, inclusive para o próprio professor. Estamos falando do trabalho desafiador e complexo do docente na sala de aula, numa perspectiva de inclusão. Tudo começa na Educação Infantil. Estamos buscando um professor necessário na nova cidadania, com educação de qualidade democrática para todos”, afirmou Vasconcellos.

Em seguida também conversou sobre os desafios da Educação Integral, da importância do planejamento na escola e nos primeiros dias na sala de aula. “É muito importante os momentos iniciais na escola e temos que preparar muito bem todas as aulas, mais especialmente as primeiras, o contato inicial com o aluno vai fazer toda a diferença na vida desta criança ou do estudante”.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Ednice Peixoto dos Santos, uma das propostas da XVIII Jenat é que o professor possa refletir entre outras questões, que a Educação Integral não é meramente ocupar o aluno em dois horários, mas desenvolver um currículo que proporcione uma formação mais ampla, aprofundando conhecimentos, desenvolvendo habilidades, para que este aluno tenha uma educação de maior qualidade.

A noite de abertura contou ainda com o momento cultural, com a apresentação do Coral Unimed Em Si, sob a regência da professora Tercia Maria Souza da Silva. Durante toda a sexta-feira (02), a programação contempla palestras e relatos de experiência por professores da Rede Municipal de Ensino.

2018-02-02 11:18:04

Abertura da XVIII Jenat