Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

09/01/2018 15:39
  • Usuários da Residência Terapêutica Leste realizam atividade em supermercado

O casal de usuários da Residência Terapêutica Leste, José Raimundo e Sebastiana da Silva foram, acompanhados por um profissional de saúde, nesta terça-feira (9), ao supermercado fazer as compras pessoais do mês. Os usuários pagam as compras com o dinheiro que recebe do benefício social. Toda feira adquirida é de uso do casal.

A ida às compras faz parte do processo terapêutico em que os usuários que moram na Residência participam. Após as compras o casal deu uma paradinha para tomar um café com salgados na lanchonete do supermercado.

A diretora Cecília Galvão explica o funcionamento da Residência Terapêutica Leste. “Criada em 2005, é um serviço substitutivo que atende oito usuários egressos do Hospital João Machado, funcionando de acordo com a Portaria 106/02/2000/MS, como moradia para usuários portadores de transtornos mentais, egressos de internações psiquiátricas de longa permanência”.
 

Os moradores dessa Residência Terapêutica recebem assistência médica no CAPS III Leste nos períodos de avaliação médica ou nas intercorrências. Além disso, eles participam das oficinas terapêuticas, passeios, entre outras atividades no Caps III Leste.
 

Em casa, eles têm autonomia e realizaram atividades pessoais como arrumar a cama, escovar dentes, tomar banho, lava roupas íntimas na lavadora, lava pratos, de acordo com o desejo e habilidade.
 

As atividades externas são introduzidas para criar vínculo com a comunidade do bairro onde moram, e para isso são realizados passeios na praça, igreja, praia, shopping, supermercado, entre outros locais em que desejam ir.
 

As residências terapêuticas constituem-se como alternativas de moradia para um grande contingente de pessoas que estão internadas há anos em hospitais psiquiátricos por não contarem com suporte adequado na comunidade. Além disso, essas residências podem servir de apoio a usuários de outros serviços de saúde mental, que não contem com suporte familiar e social suficientes para garantir espaço adequado de moradia.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css