21/12/2017 20:57
  • Prefeito entrega CMEI Rosalba Dias, no Soledade
Marco Polo

Ao som da apresentação da canção Borboletas de Vinicius de Morais feita pelos alunos, foi entregue à população o  Centro Municipal de Educação Infantil Professora Rosalba Dias de Barros. O prefeito Carlos Eduardo entregou aos moradores do Soledade, a sede própria do CMEI localizado na Avenida Salvador, 48 Conjunto Soledade I. Potengi.

A unidade de ensino funcionava até então, em um imóvel locado. O Cmei Professora Rosalba Dias Barros atende atualmente 132 crianças matriculadas e com a entrega do prédio novo aumentará a capacidade de atendimento em 2018 para 355 crianças, com turmas dos níveis I ao IV da Educação Infantil, em horário parcial das 07 às 11h e das 13 às 17h.

Na oportunidade, o prefeito Carlos Eduardo destacou o trabalho da gestão na educação infantil. “Nós temos compromisso com a educação infantil, nos últimos quatro anos já é o 16º Cmei que entregamos totalmente equipados para um bom desenvolvimento de trabalho com os alunos. Foram geradas 10 mi novas vagas na rede municipal com a construção dos novos Cmei’s. Lugar de criança é na sala de aula, e a nossa gestão tem feito o nosso trabalho pela educação e pelo futuro dos jovens”, disse Carlos Eduardo, que ainda agradeceu o empenho da equipe da secretária de Educação e dos gestores do CMEI.

A nova estrutura física do CMEI conta com oito salas de aula, secretaria, direção, sala dos professores, recepção, sala de informática, sala de leitura e multiuso, banheiros femininos e masculinos adultos e infantis, adaptados para pessoas com deficiência ou pouca mobilidade, vestiários masculinos e femininos, cozinha, pátio coberto e refeitório e pátio descoberto com anfiteatro, parque infantil, copa, despensa, almoxarifado, rouparia, lavanderia, depósito, guarita e estacionamento. As salas reservadas para as crianças possuem solários e sanitários, e outras com fraldários, espaço para a alimentação e repouso, além dos lactários.

A obra foi executada pela empresa Arco Construções Ltda, com recursos federais e investimentos de R$ 1.464,753,03. O novo prédio, com padrão Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e tipologia B, também teve toda a parte de acessibilidade construída. O Professora Rosalba Dias Barros atende crianças dos dois anos de idade aos cinco anos e 11 meses. A unidade de ensino vai contar com 16 educadores infantis, 16 estagiários, quatro auxiliares de serviços gerais, um assistente de secretariado, duas auxiliares de cozinha, duas merendeiras, quatro porteiros diurnos e dois porteiros noturnos, coordenação pedagógica.

“Nós temos a alegria de anunciar que em 5 anos aumentamos de 12 para 14 mil vagas. Em 2018, serão mais 5.020 novas vagas”, declarou a secretária de Educação, Justina Iva.

A unidade é administrada pelas professoras Josélia Freitas Duarte Barbalho (gestora pedagógica) e Lígia Maria Cordeiro de Souza (gestora administrativa), que destacou no discurso “Estar neste prédio é a realização de um sonho”.

“Muita honra e alegria que a minha família recebe a justa homenagem à educadora Professora Rosalba Dias Barros. Quando entre nós, minha tia, realizou o sonho de ser professora, tratava seus alunos como sobrinhos e afilhados”, agradeceu o sobrinho da homenageada, Carlos Vagner.