14/11/2017 15:20
  • Programação do 23º Enconat tem início com apresentações infantojuvenis
Manoel Barbosa

Dando início à programação do 23º Encontro de Corais da Cidade do Natal e o 15º Encontro Nacional de Coros em Natal (Enconat), cerca de 250 alunos da Rede Municipal de Ensino se apresentaram no “Tralalando no Enconat”. O evento, sediado na Escola Municipal Berilo Wanderley, reuniu quatro grupos de estudantes formados pelo projeto de música coral “Trá Lá Lá”.

O Trá Lá Lá teve início em 2003 com o intuito disseminar a arte coral por meio de seu ensino nas escolas municipais de Natal. Desde 2008, os alunos que integram o projeto participam do Encontro de Corais. Segundo a coordenadora do evento, Rosângela Albuquerque, “o Tralalando é a coroação de um trabalho realizado durante todo o ano e também o momento em que os alunos podem interagir e conhecer o trabalho de outras escolas”.

O coral da Escola Municipal Santa Catarina se apresentou com 40 estudantes. A partir de aulas de técnica vocal, ritmo e aquecimento, os alunos se prepararam para subir ao palco do Enconat com três canções: “Vem que vem, vem”, “Ô Aleluia” e “Pequenas Alegrias”. A professora Silvia Oliveira, contou que suas turmas estão inclusas no evento há, pelo menos, seis anos. “É importante porque alimenta a auto-estima da criança. Eles se sentem valorizados”, afirmou.

O professor Fábio Cruz, que leciona nas Escolas Municipais Ascendino de Almeida e Tereza Satsuqui, leva seus estudantes para o Encontro desde a primeira participação do “Trá Lá Lá” na programação. As canções trabalhadas para as apresentações foram “Faz um Milagre em Mim”, “Lindo Balão Azul”, “Superfantástico”, “Pescador de Cristo”, “Depende de Nós” e “Pula Corda”. “Buscamos fazer um repertório voltado para o universo infantil, com folclore, letras sobre amizade, sobre a importância de estudar”, contou.

A aluna da Escola Municipal Ascendino de Almeida, Ana Letícia de Lima, de 10 anos, participa do evento há dois anos. “É bom para conhecer amigos, novas músicas”, afirmou. Estudante da Escola Municipal Tereza Satsuqui, Ana Júlia da Silva, de 9 anos, integra o “Trá Lá Lá” há cerca de três anos. “Eu gosto do coral porque falamos sobre música, sobre cantar... a gente imagina, aprende”, contou.

O Enconat é uma promoção da Prefeitura Municipal do Natal realizado pela Secretaria Municipal de Educação, por meio do Setor de Cultura, Eventos e Desportos, e integra a programação oficial do Natal em Natal.

2017-11-14 15:35:09

23º Enconat