12/11/2017 07:03
  • Fóruns iniciam programação dos I Jogos Paradesportivos do Natal
Divulgação

Universitários de educação física e da área da saúde de diversas instituições de Natal participaram nesta sexta-feira (10) e sábado (11), do I Fórum do Paradesporto. A ação promoveu minicursos no Palácio dos Esportes Djalma Maranhão com objetivo de capacitar os futuros profissionais a atuarem com pessoas com deficiência na área esportiva, uma iniciativa inédita da Secretaria de Esporte e Lazer (SEL) para também qualificar monitores para os jogos paradesportivos, a serem realizados pela Prefeitura do Natal nos dias 18 e 19 de novembro.

Na primeira etapa dos fóruns foi realizada a parte teórica dos minicursos de goalball, bocha e halterofilismo. "Essas palestras são muito proveitosas para compartilhar conhecimento, dar visibilidade à causa e incentivar a inclusão. Já trabalho em pequenos projetos e quero dar continuidade ao trabalho em escolas, clubes e associações", destacou o estudante de educação física Jonas Morais, que também indicou estar ansioso para a etapa prática.

Os participantes dos fóruns terão a experiência de aplicar o que aprenderam nos minicursos durante a realização dos jogos, atuando como monitores que vão auxiliar os paratletas. Para a Secretária de Esporte e Lazer, Danielle Mafra, a Prefeitura do Natal está oferecendo uma oportunidade única aos estudantes. "Os jogos paradesportivos têm propósito social e educativo. Os fóruns oferecem chance dos universitários vivenciarem essa inclusão e desperta interesse para atuar e incentivar paratletas no esporte", afirma.

No torneio paradesportivo municipal, cinco modalidades integram as competições: goallbal, bocha paralímpica, halterofilismo, tênis de mesa e corrida de rua. Além disso, um ciclismo de percurso adaptado vai acontecer como forma demonstrativa desse esporte na cidade. A SEL planeja atingir com o campeonato inclusivo mais de 1000 pessoas entre atletas, professores, universitários, familiares e instituições.

A abertura dos I Jogos Paradesportivos do Natal ocorre nesta quinta-feira (16), às 18h30 no Palácio dos Esportes. Na cerimônia haverá desfile das equipes, acendimento da pira paralímpica e apresentações culturais. No domingo  (19), pela manhã, acontece corrida infantil e ciclismo adaptado com pessoas com deficiência no entorno do ginásio. A disputa de medalha também acontece simultaneamente e segue até o domingo (19), no mesmo local, com jogos abertos ao público.