10/11/2017 15:03
  • Seletiva escolhe representantes de Natal na Olimpíada de Raciocínio Lógico Mind Lab
Manoel Barbosa

Depois de uma seletiva realizada em duas semanas foram definidas as equipes que irão representar a Rede Municipal de Natal na Olímpiada do Raciocínio Lógico Mind Lab na etapa regional da competição. Os alunos disputaram os jogos de Quoridor, Octi, Damas e Abalone. Foram vencedoras e classificadas as equipes da E. M. Professor Luiz Maranhão Filho, E. M. Professor Waldson José Bastos Pinheiro, E. M. Professora Josefa Botelho e E. M. Professor Reginaldo Ferreira Neto. A partir de agora essas equipes treinam com o objetivo de se prepararem para disputa online da olímpiada.

A seletiva local reuniu oito escolas municipais que participam do Programa MenteInovadora, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com a presença dos alunos, professores e gestores das unidades de ensino participantes.

De acordo com a representante da Mind Lab, Mariza Augusta, e gerente de relacionamento da região Nordeste, as Olimpíadas Mind Lab é um evento em que os alunos e educadores trocam experiências entre eles e as escolas, e com instituições de ensino de outras cidades, estados e países. “É um momento significante para os participantes. A Olimpíada, por meio dos jogos, traz a competência do raciocínio lógico e trabalha a concentração de forma colaborativa”.

Segundo Mariza Augusta, a Olimpíada é um momento de compartilhar e praticar a diversidade de habilidades exploradas nas aulas do Projeto MenteInovadora. “Compreender o entorno estratégico, planejar e executar, resolver problemas, pensar de forma criativa, lidar com o ganhar e o perder, cooperar e trabalhar em equipe, jogar honestamente e com espírito esportivo”, explicou os objetivos da Olimpíada.

A secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva agradeceu aos professores e gestores pelo êxito dos trabalhos desenvolvidos nas escolas, utilizando a metodologia do Programa MenteInovadora e aos alunos pelo compromisso e desempenho. “É um prazer grande receber todos para este momento da Olimpíada de Raciocínio Lógico, etapa local. É muito importante independente do resultado, pois vocês estão exercitando uma prática saudável, com acesso a metodologia inovadora, trabalhando com os jogos - o raciocínio lógico e os valores éticos e sociais”.

A coordenadora pedagógica da Mind Lab, Rose Araújo dos Santos, explicou as etapas das Olimpíadas. “Primeiro ocorreu o torneio interno da escola, para escolha dos quatro jogadores que representam a unidade de ensino em que estudam. Em seguida, as oito escolas selecionadas, disputam esta etapa local. Quatro escolas se classificarão para a etapa regional. Já a equipe vencedora de cada região classifica-se para o torneio nacional. Teremos ainda um evento internacional de confraternização entre representantes dos países em que a Mind Lab está presente”.
As equipes da etapa municipal da disputa foram formadas pelos alunos das escolas municipais: Irmã Arcângela, Reginaldo Ferreira, Antônio Campos, Palmira de Souza, Josefa Botelho, Luiz Maranhão Filho, Ferreira Itajubá e Waldson Pinheiro. O aluno Matheus Teixeira, do 7º ano da Escola Municipal Waldson Pinheiro realizou o juramento do competidor na abertura da seletiva ocorrida no último dia 30 de outubro.