10/11/2017 12:19
  • Parceria entre Prefeitura do Natal e FICI proporciona participação de quatro mil crianças no Festival
Manoel Barbosa

Na tarde desta quarta-feira (09), crianças de mais quatro unidades de ensino da Rede Municipal de Natal participaram do Festival Internacional de Cinema Infantil (FICI). Acompanhados de professores e educadores infantis, os estudantes das escolas municipais Estudante Emmanuel Bezerra, Professor Zuza e dos centros de educação infantil Professora Maria Celoni Campos e Professor Belchior Jorge de Sá, aproveitaram o melhor do audiovisual voltado para o público infanto-juvenil. Ao todo 160 alunos assistiram aos filmes nas salas do Cinemark.

A professora Cíntia Bezerra, da Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, afirmou que já havia trazido os educandos para prestigiar o evento em outras edições e considera importante esse tipo de oportunidade para o desenvolvimento do aprendizado de determinados temas abordados em sala de aula. “A gente trabalha a interpretação textual, a questão dos personagens, o visual, as paisagens”, afirmou sobre os assuntos a serem trabalhados a partir do longa-metragem.

Aluna da mesma unidade de ensino, Joana Gabriela Silva, de 10 anos, contou que gostou bastante de participar da aula diferente no cinema pela primeira vez. “É legal assistir filme. Eu assisti ao filme O Pequeno Jornalista. Quero participar de outras edições”.

A gestora administrativa do CMEI Professor Belchior Jorge de Sá, Ednar Silva, acompanhou as crianças na sessão de “Kiriku e a Feiticeira”. A professora afirmou que é a segunda vez que seus alunos participam do FICI e destacou o quão instigante a atividade foi para eles: “Teve mãe que disse que o filho não dormiu, ansioso para vir conhecer o cinema e assistir a um filme. Para a gente é uma satisfação poder proporcionar essa vivência às crianças”. A professora contou que o filme vai servir para conduzir atividades acerca de tribos indígenas e a cultura africana, proporcionando a inserção de novos temas nas aulas.

Para João Matheus Lima, de seis anos, matriculado no CMEI, a ida ao FICI se constituiu em sua primeira visita a um cinema. “Foi muito legal”, afirmou. João adora assistir a conteúdos audiovisuais e contou que tem um favorito: a série Detetives do Prédio Azul.

O FICI
O Festival Internacional de Cinema Infantil é o único evento do gênero com amplitude nacional e tem o objetivo de tornar o cinema mais acessível, bem como divulgar a produção audiovisual voltada para crianças. Realizado há 15 anos, o Festival tem parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Natal há seis edições, possibilitando, anualmente, a participação de quatro mil crianças com entrada gratuita.