10/11/2017 12:03
  • Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno comemora 40 anos de fundação
Adrovando Claro

Uma noite de festa para comemorar 40 anos de fundação. Nesta sexta-feira (10), a Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno reuniu toda comunidade escolar e convidados para reverenciar uma história de quatro décadas da unidade de ensino localizada na Rua Arapiraca, s/n Neópolis. Exposição dos trabalhos dos alunos, apresentações culturais e muitas homenagens marcaram a data. A homenagem contou com a presença de ex-gestores, ex-professores, profissionais em atuação na unidade de ensino e familiares do patrono.

A Escola Municipal Professor Carlos Bello Moreno é referência de Ensino Fundamental de qualidade em toda a região Sul. São 216 alunos matriculados, do 1º ao 5º ano, na faixa etária dos seis aos 12 anos. A escola foi criada em seis de setembro de 1977 pelo decreto número 1.965, e publicada no diário oficial do município no dia 03 de dezembro de 1977.

Na ocasião, representando o prefeito Carlos Eduardo Alves, a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, agradeceu a equipe da unidade escolar. “Falar da alegria e do nosso agradecimento a cada um dos alunos, professores, gestores e funcionários, pela dedicação e carinho que exercem suas atividades fazendo desta escola, uma das unidades exemplares da Rede Municipal de Ensino. Tive a oportunidade de visitar as salas de aulas e conferir os trabalhos dos alunos e ouvi dos professores que a grande maioria das crianças já aprenderam a ler e escrever. Isto é fantástico e nos alegra profundamente”.

A gestora administrativa e financeira, Louise Jar Pereira de Araújo Caldas, fala da importância deste momento. “Estamos extremamente felizes e emocionadas com a comemoração desta data, com essa festa linda. É com muita garra e empenho que dirigimos a nossa escola, lutando sempre pelo melhor. Logo nas turmas do 1º ano, temos muitas crianças alfabetizadas, e isto é o trabalho do professor aparecendo. A exposição dos trabalhos nas salas de aula faz parte do projeto - 40 anos do Carlos Bello Moreno: Conhecendo a história da nossa escola. Nós buscamos o melhor para agregar valores na educação de nossas crianças”.

Em nome da família, a filha do patrono, Regina de Fátima Amorim Moreno também agradeceu a homenagem. “É imensurável o prazer que a nossa família tem neste momento de participar desta comemoração tão linda e maravilhosa, com pessoas especiais desta escola. Foi uma oportunidade única contribuir para contarmos a história do meu pai. Agradecemos o carinho de todos da escola. É um prazer muito grande saber que uma escola tão especial leva o nome do nosso pai. O presente desta homenagem é nosso”, comemorou.

A festa de aniversário contou com a presença de pais e alunos. A manicure Sueleide Costa, atualmente tem um filho estudando na unidade de Ensino Fundamental. “É uma escola excelente, com ensino de primeira qualidade. Meu filho, hoje, aluno do 3º ano, mas logo que entrou nesta escola, já aprendeu a ler e escrever”, comemorou. Sueleide é mãe do aluno Antônio Jerônimo Costa.

Outra homenageada da noite, a professora Marisa Fernandes Duarte, atual gestora pedagógica da escola, teve sua trajetória narrada. Contada pelo cerimonial do evento: “Quando ela chegou por aqui ainda era criança e estudou nessas salas de aula. Brincou, correu e aprendeu. Depois o tempo passou e ela voltou como estagiária, veio colocar em prática os conhecimentos adquiridos na academia. Foi aprovada em um concurso público e retornou ao Carlos Bello Moreno como professora e por um tempo, assumiu as funções também de coordenadora pedagógica. Hoje, ela tem um papel fundamental no cotidiano dessa unidade de ensino, é atualmente diretora pedagógica”.

“Sempre tive muito carinho por esta escola. Estou muito emocionada com essa homenagem, afirmou a diretora pedagógica.

A solenidade em homenagem aos 40 anos de fundação da Escola Municipal Carlos Bello Moreno, contou ainda com entrega das placas alusiva a data, oração de agradecimento, a apresentação musical do cantor e compositor Jailton Barbosa Zuza (Tom França), e do coral da escola, formado pelos alunos do 4º ano e regido pelo professor voluntário José Anselmo Alves.

A aluna do 5º ano, Júlia Andrade de Oliveira foi a autora da flâmula com a logomarca dos 40 anos e Kauanny Natália da Silva Pereira desenhou a mascote em alusão ao sagui (um animal de origem silvestre, mas que habita este espaço físico e diariamente desperta o interesse e a curiosidade das crianças). A professora de Artes, Ângela Virgínia Franklin de Melo, fez a entrega das premiações as alunas.

Patrono da Escola

No dia primeiro de dezembro de 1935, nascia o segundo, dos quatro filhos do casal Pedro de Souza Moreno e Carmelita Bello Moreno. O menino Carlos Deodônio Bello Moreno, nascia prematuro no sexto mês de gestação.

Aos sete anos, iniciou a vida escolar no colégio Marista de Natal. Moreno também foi aluno do tradicional Atheneu Norte-riograndense. A paixão pelo tênis de mesa, fez dele destaque neste esporte por dezoito anos consecutivos, levando o nome de Natal e do Rio Grande do Norte para outros lugares. Casou no ano de 1957 com Marluce Amorim Moreno. O casal teve sete filhos.

Na trajetória profissional do professor Carlos Bello Moreno está registrada a formação acadêmica em Direito e História e o ofício de assistente jurídico legislativo na Câmara Municipal do Natal, consultor jurídico do Departamento Nacional de Vias Navegáveis e professor de Português do Atheneu Norte-riograndense, assessor jurídico e presidente do Tribunal de Justiça Desportiva e chefe da Casa Civil da PMN. Carlos Bello Moreno morreu no dia oito de abril de 1975, aos 39 anos.