10/11/2017 09:40
  • Projeto “Nossa Orla” encerra oficinas educativas sobre turismo
Divulgação Setur

O “Nossa Orla”, promovido pela Prefeitura do Natal por intermédio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur) e inserido na programação do “Natal em Natal”, vem realizando desde 20 de setembro a oficina “Natal Cidade Turística” para alunos de escolas municipais. A última oficina desta edição do “Nossa Orla” aconteceu nesta quinta-feira (9) e teve como objetivo sensibilizar os alunos para a atividade turística na capital potiguar.

A oficina foi ministrada por alunos e professores dos cursos de turismo de instituições de ensino do estado, Universidade Potiguar (UNP), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e Universidade Estadual do Rio Grande do Norte (UERN).

Ao todo, participaram sete escolas que participaram, situadas nos bairros da Redinha, Ponta Negra, Praia do Meio e Santos Reis, em torno da orla marítima da cidade e oferecida para os alunos dos quintos anos das escolas. “Apesar de entender que a consciência não se adquire com aulas ou palestras, mas por si mesmo, considero que trazer uma abordagem sobre o tema para meninas e meninos dos quintos anos das escolas municipais, certamente desperta nesses estudantes uma nova percepção sobre os efeitos positivos e negativos dessa atividade econômica tem na vida dos natalenses”, afirma a professora do curso técnico em Guia de Turismo do IFRN, Ana Velasquez.

O professor Doutor, coordenador do curso de Turismo da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Michel Vieira, destaca que “esses alunos vivem, em seu cotidiano, em um bairro turístico, mas que também vive suas contradições quando se trata da relação entre turistas e residentes (...) discutimos com os alunos o conceito de turismo, os tipos de turismo ao redor do mundo e dando ênfase aos desenvolvidos no Rio Grande do Norte, principalmente, em Ponta Negra, com destaque para o turismo de sol e praia. Em seguida, tratamos dos atrativos turísticos da cidade do Natal a partir dos conhecimentos dos próprios alunos e outros saberes sobre esses locais. Por fim, debatemos os pontos positivos e negativos que o turismo pode trazer”.

“Na oficina, aprendemos a conhecer os pontos turísticos de Natal e entendemos o que é turismo (...) Foi muito legal saber mais sobre a cultura da nossa cidade”, concluíram as estudantes da Escola Municipal Navegantes, Yasmin Barros e Ana Clara Alves, sobre a oficina.

“É importante que os alunos tenham essa noção do turismo, principalmente no ensino fundamental, para que tenham um conceito melhor sobre o que é a atividade turística. O Brasil precisa pensar em, futuramente, oferecer uma disciplina de turismo na grade curricular das escolas”, afirma Francisco Henrique, estudante do 4º período do curso de turismo da UERN e ministrante da oficina.

Segundo o assessor técnico da Setur, Francisco Maxiliano Bezerra "após a realização das oficinas, deverá ser feita uma reunião de avaliação que identifique os pontos fortes e fracos que revelem uma proposta, que futuramente, venha a criar um projeto de extensão, em parceria com os institutos de ensino superior, nas escolas municipais, propiciando um melhor entendimento sobre a atividade turística em Natal".