26/10/2017 16:05
  • Defesa Civil participa do 5º Seminário Multidisciplinar sobre Desastres
Divulgação

A Defesa Civil Municipal está participando do 5º Seminário Multidisciplinar sobre Desastres promovido pela UFRN e com apoio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes). O evento tem o objetivo de mobilizar os poderes públicos, líderes comunitários de comunidade vulneráveis e organizações não governamentais para debater e buscar soluções para a problemática dos riscos de desastres presentes na cidade. O evento, que foi iniciado na quarta-feira (25) e finalizado nesta quinta-feira (26), aconteceu no anfiteatro do Centro de Ciências e Tecnologia da UFRN.

O plano do Seminário é ampliar o debate sobre as áreas de riscos compreendidas na capital, apresentando os riscos de desastres e a necessidade de construção de uma governança resiliente, ou seja, com capacidade de prevenir ou minimizar da melhor forma possível as ocorrências de crise a que estão sujeitas as áreas com vulnerabilidade do município.

A conferência de abertura do evento tratou da “Formação em Percepção dos Riscos de Desastres como Estratégia para a Melhoria da Resiliência Coletiva”, que foi acompanhada da apresentação do painel sobre o tema: “A judicialização e os aprendizados do desastre do bairro de Mãe Luíza no ano de 2014: o que mudou e quais foram as conquistas efetivas três anos depois?”.

Na ocasião, foi feito o lançamento do Núcleo de Pesquisa sobre Desastres da UFRN e apresentado o aplicativo “SOS Desastre” de gerenciamento de riscos de desastres. Os agentes de defesa civil acompanharam ainda palestras e mesas redondas focando os assuntos sobre a “Produção de Sistema de Informação Geográfica de desastres no município de Natal”, além do lançamento do e-Book “Enfoques Multidisciplinares sobre Desastres”.

O 5º Seminário Multidisciplinar sobre Desastres foi encerrado com a realização de exercício simulado envolvendo os agentes da Defesa Civil Municipal com base no Plano Municipal de Contingência.