04/10/2017 15:03
  • Guardas municipais vão passar por curso de aperfeiçoamento e qualificação profissional
Divulgação Semdes

A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e do Comando da Guarda Municipal do Natal (GMN) inicia na próxima quarta-feira (11) um novo ciclo do Estágio de Qualificação Profissional. A capacitação com 90h de aulas teórica e prática é direcionada aos integrantes da corporação. O ciclo de instruções vai contar com a participação de 40 guardas municipais, sendo 23 em sistema de ensino a distância e 17 presencial.

No curso presencial são ministradas as disciplinas de Manejo, Maneabilidade e Manutenção de Arma de Fogo; Instrução Preparatória para o Tiro; Condutas e Procedimentos em Estande de Tiro; Prova Teórica de Arma de Fogo; Prática de Tiro Policial; Atividades da GMN de Caráter Preventivo na Comunidade Escolar e Entorno; Noções de Defesa Pessoal; Noções de Direito; e Técnicas e Procedimentos Operacionais da GMN.

Segundo o secretário da Semdes, João Paulo Mendes, o curso traz para o corpo operacional da GMN mais qualificação no sentido de contribuir com o fortalecimento profissional do efetivo. “Sabemos da necessidade de segurança que a sociedade tem, por isso a Prefeitura investe na qualificação do guarda municipal”, explicou.

O comandante da GMN, Michel Dantas, lembrou que a qualificação é toda ministrada pelo Núcleo de Instrução da corporação, que é composto por guardas municipais de carreira. “Esse é mais um avanço da Guarda Municipal do Natal que hoje dispõe de um corpo técnico capacitado para gerar instrução e aperfeiçoar nosso efetivo para o serviço do dia a dia”, comentou.

O agente da Guarda Municipal do Natal realiza anualmente curso de aperfeiçoamento e a cada dois anos o efetivo é submetido a exame psicológico. A iniciativa é responsável por manter o quadro de agentes de segurança pública da GMN capacitado e apto para atuar nas várias situações que cabem a intervenção dos guardas municipais. A GMN é a única Guarda Municipal que dispõe do porte legal de arma de fogo dentro do estado do Rio Grande do Norte.