29/09/2017 15:03
  • Comenda “Mérito em Educação Professor Waldson Pinheiro” será entregue na segunda-feira

A Prefeitura do Natal entrega em solenidade na próxima segunda-feira (02), às 15 horas no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, a Comenda “Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro”, em sua XV edição. A condecoração é concedida a personalidades e instituições que contribuíram e contribuem pela relevância das ações em prol da educação na capital potiguar.

Quatro nomes serão agraciados com a honraria nesta edição. Serão homenageados o professor doutor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Walter Pinheiro Barbosa Júnior, a professora e ex-diretora do Departamento de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação de Natal, Mariza Barbalho Guerra, o professor e ex-reitor do IFRN, Belchior de Oliveira Rocha, e a Oficina de Música Maestro Garibaldi Romano, presidida pelo advogado e escritor da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, Diógenes da Cunha Lima.

O processo de organização para a entrega da comenda é de responsabilidade de uma Comissão Central, que encaminha, após triagem, os nomes indicados com a respectiva documentação exigida ao Conselho Municipal de Educação (CME), onde é feita a seleção dos que serão agraciados com a honraria. Participaram desta comissão, Leda Andrade Oliveira de Sales, Maria do Socorro de Amorim Macedo e Altair Rômulo e Érica Sena.

Comenda “Mérito em Educação Waldson Pinheiro”
Em atenção a uma proposta apresentada, no dia 28 de outubro de 1999, pela ex-secretária de Educação de Natal, professora Eleika Bezerra Guerreiro, a Prefeitura do Natal decidiu comungar do desejo de tornar mais efetivo o reconhecimento ao professor e ex-secretário municipal de Educação de Natal, Waldson José Bastos Pinheiro (in memoriam), prestando-lhe homenagem ao dar seu nome a uma comenda de tão significativo valor.

A Comenda “Mérito em Educação Professor Waldson José Bastos Pinheiro”, foi criada pela Lei nº 5.148, de 22 de dezembro de 1999, regulamentada pelo Decreto nº 6.589, de 12 de outubro de 2000 e alterada pelo Decreto nº 8.286, de 9 de outubro de 2007.

Perfil dos Homenageados
Walter Pinheiro Barbosa Júnior
Nascido nesta capital, fundou e presidiu o Grêmio da ETFRN sendo estudante do curso de Mecânica, passando também pelo Colégio Atheneu, onde cursou magistério. Entrou na Rede Municipal de Ensino em 1988 na Escola Municipal Djalma Maranhão, onde foi professor, coordenador e intelectual orgânico por mais de uma década. Em 1999 tornou-se professor da UFRN, no Campus de Caicó, atuando nas licenciaturas na área de Política e Filosofia da Educação. No ano de 1999 apresentou a sua dissertação de mestrado “O projeto político pedagógico da Escola Municipal Djalma Maranhão” e sua tese de doutoramento “Ethos e práxis: dimensões esquecidas de um projeto político pedagógico”, defendeu em 2002, ambos os trabalhos no PGGED da UFRN. Entre os anos de 2004 e 2005 esteve em missão diplomática do Governo Brasileiro no Timor-Leste, sudeste da Ásia, e o seu trabalho consistia em pensar políticas de formação para professores timorenses.

Mariza Barbalho Guerra
Nascida nesta capital, em 1975 concluiu o seu primeiro curso superior em Geografia, tendo sido a aluna laureada da turma. Foi na sala de aula que Mariza Guerra foi construindo entendimentos sobre a arte de ensinar e de ser professora. Sentindo a necessidade de aprofundar os conhecimentos foi cursar Pedagogia. Foi pioneira no ensino da Língua Estrangeira na cidade do Natal, e uma das fundadoras da American Center, escola de língua estrangeira nas décadas de 1980 a 1990 nesta capital. Foi a primeira chefe do Departamento de Educação Infantil (DEI) da Secretaria Municipal de Educação de Natal, criado em 2001, ficando neste cargo até 2009. Foi membro do Conselho dos Direitos da Criança e do Adolescente, no período de 2009 a 2012, e atuou também como assessora pedagógica no Departamento de Educação Infantil, contribuindo significativamente no processo de formação e assessoramento junto às Unidades de Ensino da Rede Municipal de Natal. Retornou ao cargo de Diretora do DEI de 2013 até 2016.

Belchior de Oliveira Rocha
É bacharel em Engenharia Elétrica e mestre em Engenharia da Produção pela UFRN. Em 1982 ingressou como professor na Escola Técnica Federal do Rio Grande do Norte (ETFRN). Em 2007 foi eleito pela comunidade acadêmica para exercer o cargo de diretor-geral do CEFET-RN. A partir da criação do IFRN, foi nomeado como reitor pro tempore, sendo reeleito após o término desse mandato. Diante da relevância do seu trabalho enquanto reitor do IFRN, foi indicado pelos demais reitores das instituições coirmãs para assumir a presidência do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (CONIF) no período de 2015 a 2016.

Oficina de Música Maestro Garibaldi Romano
A Oficina de Música Maestro Garibaldi Romano foi fundada em 04 de abril de 1986, com sede e foro na Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, situado na Rua Trairi, s/n, no bairro de Petrópolis, nesta capital, e oficializada a sua fundação em 23 de outubro de 1990. É um órgão pertencente à Secretaria de Estado da Educação e da Cultura do Rio Grande do Norte. Tem como finalidade divulgar, apoiar e prestigiar a música erudita, popular e folclórica, empregando recursos instrumentais e vocais para o cumprimento de sua finalidade.