25/09/2017 15:05
  • Reunião com ambulantes é remarcada pela Semsur

Garantir o direito às pessoas de terem acesso às calçadas. Essa é uma das atribuições da Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur), que não tem sido cumprida no bairro do Alecrim. As calçadas estão quase completamente ocupadas pelo comércio informal, o que obriga os pedestres a dividirem espaço da rua com motos, automóveis e ônibus.

Para explicar o reordenamento urbano que vai ser realizado no bairro, a Semsur vai fazer reuniões com as pessoas que têm bancas nas calçadas do Alecrim. O objetivo é também ouvir suas sugestões e opiniões. A reunião com o primeiro grupo, formado por 42 comerciantes que têm suas bancas na calçada da Rua Presidente Bandeira (Avenida 2), entre as Ruas Leonel Leite (Avenida 10) e Manoel Miranda (Avenida 11), está remarcada para o dia 27/09/2017 (quarta), às 9h, no auditório do Museu de Cultura Popular (rodoviária velha).

A SEMSUR esclarece que o cancelamento da reunião que iria ocorrer hoje (segunda) se deu pelo oportunismo de pessoas que incitaram os trabalhadores contra o projeto sem nem mesmo ter conhecimento do que se trata. O estrangulamento da região prejudica a população, que não tem sua cidadania respeitada, mas prejudica também aos próprios comerciantes informais, que não conseguem aproveitar plenamente o potencial de vendas do bairro.

Na reunião de quarta-feira haverá também o cadastramento dos comerciantes, bem como dos produtos que eles comercializam para futura relocalização.

Além do RG, CPF e comprovante de residência próprios, os comerciantes informais que atuam na área especificada deverão levar certidão de nascimento de filhos menores.

As datas das próximas reuniões com outros grupos serão marcadas e divulgadas.