Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

22/09/2017 10:08
  • Agentes mirins ambientais de Natal são campeões em gincana sobre o tema trânsito
Divulgação Semdes

A Semana Nacional de Trânsito foi mais uma oportunidade para que os alunos do projeto Agente Mirim Ambiental de Natal (Amana), operado pela Guarda Municipal, pudessem ampliar seu conhecimento sobre as regras de boa conduta no trânsito. As crianças participaram de uma gincana sobre a temática trânsito, organizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), e conseguiram alcançar a primeira colocação na disputa.

A gincana reuniu escolas municipais e os dois projetos de segurança preventiva coordenados pela Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Amana e o Semente Cidadã. Entre várias provas que testaram os conhecimentos e as habilidades das crianças, ficou em destaque a produção de uma paródia composta e cantada pelos próprios alunos. A paródia tinha como assunto central a ser desenvolvido: “Minha escolha faz a diferença no trânsito”, que o tema trabalhado este ano pelos órgãos de trânsito de todo o país.

A paródia construída pelos agentes mirins abordou informações importantes de conduta no trânsito como os perigos de beber e dirigir, necessidade de respeitar a legislação e cuidados preventivos. Parte do refrão aponta: Vou de carro, de moto ou a pé... não quero ver carros baterem, não quer ver gente morrer...”.

O guarda municipal e coordenador do Projeto Amana, Marconi Lucas, explicou que para os agentes mirins construírem a paródia foi necessário estudar sobre o tema, no intuito de adquirir conhecimento para compor a letra da canção. No decorrer da última semana, os alunos do Amana produziram desenhos, frases e cartazes mostrando o que para eles seria um trânsito ideal, buscando com isso contribuir com a segurança e humanização do trânsito. “Foi importante para a cidadania dos nossos agentes mirins. Parabenizo a iniciativa da STTU, aos envolvidos na organização da gincana e os vencedores que se empenharam nos estudos e na construção de uma paródia sobre um tema tão importante”, disse.

Amana

O Amana é um projeto de segurança preventiva criado pela Prefeitura do Natal por meio da Semdes em novembro de 2013 e atende 60 crianças na faixa etária de 07 a 12 anos, do bairro de Cidade Nova.

Os alunos recebem instruções trabalhadas dentro de uma grade curricular que leva informações sobre cidadania, cultura, esporte e lazer; conhecimento e respeito ao espaço público; noções de saúde; noções básicas de primeiros socorros; segurança no trânsito; ecologia básica; saneamento básico; lixo, água, bioma e fogo; saúde ambiental; consciência crítica e ambiental; consumo sustentável; poluição; aquecimento global; recuperação de áreas degradadas; e noções básicas de legislação ambiental.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css