18/09/2017 08:31
  • Abracopel entrega prêmio para estudantes da Escola Municipal Vereador José Sotero
Adrovando Claro

A tarde desta sexta-feira (15) foi de comemoração na Escola Municipal Vereador José Sotero com a solenidade de premiação da etapa regional do Concurso Nacional Abracopel de Redação e Desenho. As alunas concorreram na modalidade Redação e elas, o professor orientador e a direção da escola, receberam os prêmios entregues pelo diretor executivo da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel) em cerimônia realizada na quadra da escola.

Samira Inês Elisa Alves Incitti, 13 anos, foi a 1ª colocada e recebeu um tablet, um troféu e certificado. A 2ª colocada, Andriele Emídio de Araújo, de 13 anos, fez jus a uma medalha e um certificado, prêmio também ofertado a Rayane Gabrielly Sousa da Silva, 13 anos. Ao professor Wesley Rodrigo Pedroza da Silva foi oferecido troféu, certificado e um tablet - este último prêmio foi presenteado pelo docente à aluna classificada em 2º lugar. O troféu e o certificado da escola foram recebidos pelo diretor pedagógico Francisco Canindé do Nascimento.

O diretor executivo da Abracopel, Edson Martinho, falou sobre o certame: “Esse concurso é realizado há seis anos e tem o objetivo de incentivar o tema da segurança com eletricidade na escola. A eletricidade tem uma série de riscos, então a gente espera que os professores nos ajudem a desenvolver esse tema dentro da instituição”.

Diretor pedagógico da unidade de ensino, Francisco Canindé do Nascimento explicou sobre a valorização da leitura e da escrita no ambiente escolar: “A escola tem um compromisso em resgatar no aluno o hábito de ler, de escrever, de contextualizar sua vida. E dentro desse contexto, nós estamos dando esse incentivo, esse apoio e acreditamos que esse é o caminho certo”.

Orientador de todas as discentes classificadas, o professor de Língua Portuguesa, Wesley Rodrigo Pedroza da Silva contou como se dá, em suas aulas, o incentivo à escrita e à participação em concursos: “Eu vejo o trabalho com concursos literários como um projeto pedagógico, não apenas como o concurso em si. Mas quando a gente escreve um texto, temos que ter objetivos. Aquela ideia, que eu considero um pouco ultrapassada, de redação escolar, não funciona muito bem, mas quando você escreve um texto com um objetivo, o aluno se debruça mais. Essa prática vem dando certo nos outros trabalhos”.

Samira Inês Eloisa Incitti já havia participado de outro concurso de redação, dos Correios, no qual figurou entre os 10 primeiros lugares, e agora comemora a 1ª colocação na etapa regional do Abracopel com disposição para seguir conquistando outros prêmios: “Do concurso que vier, eu participo. Eu gosto de participar”.

A estudante Andriele de Araújo teve o concurso da Abracopel como primeira experiência nesse tipo de atividade, mas tinha um objetivo ao se inscrever: “Eu achei interessante e eu queria ganhar”. A estudante destacou o incentivo que recebeu do professor Wesley Rodrigo Silva.

Representando a secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, o Assessor de Comunicação da SME, Riccelli Araújo, destacou o trabalho pedagógico realizado na Rede Pública de Ensino de Natal, e uma série de conquistas dos professores e alunos. “É muito importante mostrarmos para toda população o trabalho realizado em cada unidade de ensino. Temos uma rede pública com excelentes profissionais que incentivam, e estimulam os alunos diariamente na busca pelo conhecimento e também na participação de concursos de redação”.