Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

08/08/2017 18:10
  • Evento de tecnologia e inovação estuda soluções para problemas de Natal

Durante toda esta semana, Natal é palco da IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017), evento internacional que acontece pela primeira vez no Brasil e ocupa as dependências do Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN. A abertura da parte cientifica do encontro aconteceu na manhã desta segunda-feira (07) e teve sequencia nesta terça-feira (8) com a palestra do professor português Álvaro de Oliveira, coordenador da Rede de Human Smart Cities, que falou sobre a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

O IEEE S3C-2017 vai até a próxima sexta-feira (11), é promovido pelo próprio IMD e tem por objetivo apontar soluções que contribuam na tomada de decisão do gestor público e a melhoria da qualidade dos serviços e da cidade. Por isso, além das palestras com renomados professores de diversos países, o evento conta com grupos de trabalho que discutem problemas da cidade de Natal, apontados pela gestão.

A secretária do Planejamento Glenda Dantas representou o prefeito Carlos Eduardo na solenidade de instalação do encontro, que contou ainda com o vice-reitor da UFRN, José Daniel Diniz Melo, vice-diretor do IMD, Adrião Duarte, e pelo evento o engenheiro francês e CEO da OrbiCité, Gilles Betis.

Diversos técnicos da Prefeitura do Natal participam do encontro. Na tarde desta terça-feira, a diretora do Departamento de Desenvolvimento Socioeconômico da Sempla, Irani Santos, apresentou um artigo realizado por seu grupo de Mestrado, abordando o Programa Natal Cidade Inteligente e Humana . Natal integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Na segunda-feira, Gilles Betis, palestrou sobre "Uma perspectiva prática sobre design inovador para cidades inteligentes"; o professor da University of Toronto (Canadá) / Università degli studi di Napoli Federico II (Itália) / Universitat Oberta de Catalunya (Espanha), Derrick de Kerckhove, sobre "Felicidade urbana, modos e meios"; Aaron Deacon, professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), falou sobre "Estudo de caso de Kansas City"; e Rosaldo Rossetti, da Universidade do Porto (Portuga), abordou o tema "Mobilidade inteligente: problemas e oportunidades".

Além de Álvaro de Oliveira, professor da UFRN e Aalto University (Finlândia), o professor Joel Rodrigues, do Instituto Nacional de Telecomunicações (Brasil), palestrou na tarde desta terça-feira sobre a “Internet das coisas em cidades inteligentes: desafios e perspectivas".

Os participantes do IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017) ainda contarão no decorrer do evento com as palestras de Amro M. Farid, que é professor Doutor de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA); José Roberto de Marca, membro-titular do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia (CCT) e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; Kiev Gama, Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França); e Nelson Fonseca, Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA).

Tratados como "Desafios da Cidade", as questões apresentadas pela Prefeitura do Natal ao IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017) para estudo e desenvolvimento de soluções, contemplaram as seguintes áreas:
Saúde - Melhoria no atendimento e a consequente eliminação das filas na Atenção Primária em Saúde, de modo a facilitar o acesso dos usuários do SUS ao serviço.

Educação - Facilitar o translado do aluno, por meio de rotas de transportes coletivos, por bairros periféricos (geoprocessamento).

Urbanismo e meio ambiente - Que se crie alternativa tecnológica que auxilie as ações e atividades com vistas à promoção da Reabilitação do Centro Histórico de Natal, principalmente no bairro da Ribeira.

Assistência Social - Busca por solução que facilite o manejo com os dados primários e seu processamento estatístico mínimo, visando ofertar à população informações mais precisa da assistência promovida pelos entes públicos em todas as esferas.

Segurança Púbica - Aplicativo para conectar postos de saúde e escolas do município em situação de risco com as viaturas que fazem o monitoramente e proteção, ampliação do vídeo monitoramento e aplicativo para tablet ou smartphone com acesso às câmeras de monitoramento.

Mobilidade Urbana - desenvolvimento de sistema e aplicativo que coloquem à mão do usuário do transporte públicos todas as informações necessárias, como número de linhas, tempo do percurso e hora previsto de do ônibus chegar no ponto.
Urbana - Quer uma solução de melhor comunicação com a comunidade, quando esta requisitar seus serviços.
Mais informações, acesse http://s3c.imd.ufrn.br/pt-br.






 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css