04/08/2017 12:40
  • Campanha para arrecada frascos de vidros coleta de leite materno
Divulgação SMS

A programação especial do “Agosto da Amamentação”, desenvolvida durante todo este mês pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), foi reforçada com a campanha de arrecadação de frascos de vidro para o armazenamento de leite materno. Quem quiser contribuir pode fazer a entrega do material na unidade básica de saúde de Candelária, situada na Rua Nossa Senhora da Candelária, 3402, no horário comercial.

Os frascos de vidro arrecadados durante a campanha “Doe Vidro. Doe Vida” serão entregues à Maternidade Municipal Araken Pinto, que mantém um posto de coleta e orientação para a coleta e o armazenamento correto do leite materno. A ação, que está sendo realizada pela UBS Candelária durante todo mês de agosto, inclui rodas de conversas e orientações para gestantes e mães com bebês pequenos.

Segundo a enfermeira da UBS Candelária, Andresa Xavier, podem ser doados frascos de vidro com tampas plásticas de rosca, como os potes de café solúvel, maionese, geleia e doces em pasta, por exemplo. Além da coleta, a unidade está orientando os usuários sobre a importância da amamentação exclusiva até os seis meses de vida e o correto armazenamento do leite coletado.

“Explicamos e orientamos como devem ser feitos a coleta e o armazenamento do leite em casa, os benefícios para a saúde da mãe e bebê e o que as mães trabalhadoras devem fazer para garantir a amamentação exclusiva até os seis meses de vida. Já com as gestantes, trabalhamos o vínculo dela com a maternidade Araken, que é a nossa referência”.

A preferência por frascos de vidros ocorre pelo fato dele não acumular resíduos ou cheiros, ele é fácil de ser limpo e esterilizado, sendo o material indicado para guardar o leite materno coletado, seja nos bancos e postos de coleta de leite materno ou em casa, pelas mães que precisam retornar ao trabalho antes que seus bebês completem seis meses de vida.