Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

04/08/2017 09:10
  • Desafios da cidade do Natal são discutidos em evento de tecnologia e inovação
Divulgação

Representantes das secretarias que integram a Prefeitura Municipal do Natal, reunidos na manhã desta quarta-feira (03) sob a coordenação da secretária do Planejamento Glenda Dantas, elegeram 14 problemas que eles consideram desafios na gestão da cidade e que demandam soluções na área da inovação tecnológica.


Elencados como "Desafios da Cidade", as questões apresentadas pelas secretarias serão discutidas no IEEE Summer School on Smart Cities (S3C-2017), evento que acontece em Natal de domingo a sexta-feira da próxima semana (de 6 a 11). Promovido pelo Instituto Metrópole Digital (IMD) da UFRN, o encontro objetiva apontar soluções que contribuam na tomada de decisão do gestor público e a melhoria da qualidade dos serviços e da cidade.


O IEEE S3C-2017 acontece pela primeira vez no Brasil e reunirá pesquisadores, professores, estudantes e profissionais da indústria e de órgãos públicos. O evento se realizará nas dependências do próprio IMD, com palestras de grandes nomes da área e a formação de Grupos de Trabalhos que terão como objeto de estudo os problemas-desafios apresentados pela Prefeitura.


Natal vem criando um ambiente propício ao estudo e a pesquisa na área de inovação tecnológica. A cidade já integra a Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas e a Rede de Human Smart Cities (esta coordenada pelo Professor-doutor Álvaro de Oliveira que também participou da reunião), além da prefeitura ter com o IMD um Termo de Cooperação Técnica. Recentemente foi sancionado a Lei de criação de um Parque Tecnológico no entorno do Campus da UFRN.
Para ver a programação e realizar inscrições, acesse http://s3c.imd.ufrn.br/pt-br.


Palestrantes
Aaron Deacon, entre outras atribuições, é diretor-gerente da KC Digital Drive, uma startup sem fins lucrativos que apoia projetos em tecnologia focados na prosperidade econômica e melhoria da qualidade de vida de cidadãos em Kansas City (EUA). Possui Mestrado em Ciências Sociais pela University of Chicago e grau de bacharel pela University of Dallas, EUA.
Álvaro de Oliveira é atualmente professor vinculado à UFRN e Aalto University (Finlândia), é mestre em Engenharia Eletrônica pela Universidade de Lisboa (Portugal), doutor em Telecomunicações pela University College London (Reino Unido) e CEO da Smarter City Services, uma start-up recente focada em políticas, tecnologias e metodologias para a implementação de soluções para cidades inteligentes e humanas.


Amro M. Farid é Doutor pelo Instituto de Manufatura do Departamento de Engenharia da University of Cambridge (Reino Unido) e professor associado de Engenharia na Thayer School of Engineering at Dartmouth (EUA), tendo experiência na aplicação de tecnologias de controle, automação e informação a sistemas inteligentes de energia.


Derrick de Kerckhove tem vinculação à University of Toronto (Canadá), Università degli studi di Napoli Federico II (Itália) e Universitat Oberta de Catalunya (Espanha). Autor de mais de uma dezena de livros, ele é diretor de pesquisa no Interdisciplinary Internet Institute (IN3) na Universitat Oberta de Catalunya em Barcelona (Espanha). Suas áreas de pesquisa incluem tecnopsicologia, psicotecnologia, pesquisa neurocultural, tecnologias em arte e comunicação, teoria da mídia, software colaborativo educativo e inteligência conectada.


Gilles Betis foi coordenador e um dos fundadores da IEEE Smart Cities Initiative, sendo agora CEO da OrbiCité, uma empresa francesa de suporte a autoridades locais, empresas, start-ups, associações e fundações no desenvolvimento de cidades inteligentes. Durante mais de 20 anos, ele esteve na empresa francesa Thales, no projeto de sistemas complexos nas áreas de defesa aérea militar e em sistemas de transporte. Tem ampla experiência industrial em bilhetagem eletrônica, rodovias, informações de passageiros, comunicação e supervisão integrada, sempre num ambiente internacional e multi-industrial.


Joel Rodrigues é professor e pesquisador sênior do Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel), Brasil, pesquisador sênior no Instituto de Telecomunicações em Portugal e professor visitante na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Brasil. Recebeu o título acadêmico de professor agregado em Engenharia Informática pela UBI (Portugal), habilitação em Ciência da Computação e Engenharia pela Université de Haute-Alsace (França), Doutorado em Engenharia Informática e Mestrado pela UBI, e bacharelado em Engenharia Informática pela Universidade de Coimbra, Portugal. Seus principais interesses de pesquisa incluem e-health, redes de sensores e Internet das Coisas, comunicações veiculares e computação ubíqua e móvel.


José Roberto de Marca é membro-titular do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia (CCT) e membro do Conselho Consultivo do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.Graduado em Engenharia Elétrica com menção em Telecomunicações pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (Brasil), obteve os graus de Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica na University of Southern California (EUA). Em 2014 ele ocupou o cargo de presidente e CEO da IEEE, a maior organização científico-profissional do mundo, e recebeu da Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro) o prêmio de Personalidade do Ano no setor de Telecomunicações. Foi presidente mundial da IEEE Communications Society (2000-2001) e presidente fundador da Sociedade Brasileira de Telecomunicações.


Kiev Gama é Doutor em Ciência da Computação pela Université Joseph-Fourier/Grenoble-I (França), professor adjunto no Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (Brasil) e pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Engenharia de Software (INES). Com background acadêmico em Engenharia de Software e Sistemas Distribuídos, suas pesquisas atualmente aplicam tais temas no contexto de Internet das Coisas (IoT) e cidades inteligentes.


Nelson Fonseca é Doutor em Engenharia da Computação pela University of Southern California (EUA), professor titular no Instituto de Computação da Universidade de Campinas (SP) e diretor de Desenvolvimento de Conferências da IEEE Communications Society (ComSoc). Já publicou mais de 350 artigos e orientou mais de 60 alunos de pós-graduação em áreas como controle de tráfego, redes sem fio e óticas, P2P, grades computacionais e computação em nuvem. Recebeu o prêmio IEEE Communications Society Joseph LoCicero Award for Exemplary Service to Publications em 2012, a Medal of the Chancelor da Università di Pisa, Itália, em 2007, e o prêmio Elsevier Computer Network Journal Editor of Year em 2001.


Rosaldo Rossetti é Mestre e Doutor em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
pesquisador sênior e membro do Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores e professor adjunto do Departamento de Engenharia Informática na Universidade do Porto, Portugal. Conduziu o projeto de sua tese de Doutorado como pesquisador no Network Modelling Group no Institute for Transport Studies da Leeds University, Reino Unido. Seus principais interesses de pesquisa incluem modelagem comportamental, simulação social e análise e aprendizado de máquina em dados espaço-temporais.


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css