03/08/2017 16:13
  • Projeto do IFRN beneficia estudantes da Rede Municipal de Natal
Adrovando Claro

Um grupo de estudantes do 9º do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho, localizado no bairro de Cidade Nova, participaram nesta quarta-feira (02), de uma visita guiada ao Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Norte (IFRN – Campus Central), como atividade de um projeto inovador que o Instituto Federal realiza na Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho. Cerca de 71 adolescentes participaram da visita.

A Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho obteve o maior número de inscritos no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania (PROITEC), que é um tipo de simulado para a processo seletivo realizado pelo IFRN no final do ano, e por isso, está recebendo um acompanhamento do IFRN, como forma de incentivo aos alunos interessados em ingressarem na instituição federal. Aulas de Língua Portuguesa, Matemática, Produção Textual (redação) e acompanhamento psicológico são oferecidas aos estudantes.

O estudante João Vitor Lima da Costa (17), falou da importância de visitar e conhecer o IFRN. “Conhecer o IFRN é bem bacana. É um incentivo na minha preparação, pois estou estudando duas horas por dia, e ainda estou com um pouco de dúvida se faço a seleção para o curso de Mecatrônica ou de Geologia”.

A estudante de Administração do IFRN, Raquel Kelly dos Santos Costa (15), é ex-aluna da Escola Municipal Professor Luiz Maranhão Filho e disse da importância dessa visita ao Instituto. “É mais um incentivo aos alunos, para que eles se sintam atraídos pela instituição federal, e que se preparem mais para o próximo ano estarem aqui”.

Guia durante a visita ao IFRN, Maria Fernanda Teixeira de Araújo (16), acredita que é fundamental esse contato com a instituição para que os adolescentes possam decidir e se prepararem mais para o seletivo.

“Quando eu fiz a seleção não sabia o que ia escolher. Agora essa turma tem esse acompanhamento. Isso é muito bacana”, destacou a estudante de Controle Ambiental.

A psicóloga Caroline Magalhães, coordenadora do projeto, Orientação Profissional: Do PROITEC ao IFRN, disse que a proposta é fornecer aos alunos informações sobre os cursos, como é o funcionamento e a rotina do Instituto. “Desejamos que os alunos possam ter todas as ferramentas para que façam sua escolha, e assim o IFRN possa ter um maior número de matrículas”.

“Esse projeto é para que os alunos da escola pública tenham a oportunidade de conhecerem o que é o IFRN. Conheçam os cursos para quando ingressarem na instituição, tenham a noção de tudo”, disse o diretor geral do IFRN Campus Central, José Arnóbio de Araújo Filho.