03/08/2017 13:19
  • Prefeitura de Natal recebe em Furnas (RJ) equipamento para geração de energia renovável
Divulgação SMS

Contemplada com o edital do Ministério das Minas e Energia, a Prefeitura do Natal recebeu nesta quinta-feira (03) no almoxarifado de Furnas na cidade Nova Iguaçu (RJ), um lote com módulos fotovoltaicos, inversores e controladores de carga para geração de energia renovável.

Depois de preencher todos os requisitos exigidos no Edital de Desfazimento de Bens Remanescentes do Programa de Desenvolvimento Energético de Estados e Municípios (PRODEEM), a Secretaria Municipal de Educação de Natal foi classificada em quinto lugar, recebeu um crédito de 23.317 watts de potência, 22 inversores e 46 controladores de carga.

O município do Natal foi representado pelo secretário adjunto de Administração Geral da SME, George Câmara de Souza, o assessor técnico da SME, Pedro Barbosa Cascudo Rodrigues, e o técnico do Departamento de Engenharia e Arquitetura, Carlos Galvão de Moura Filho.

Além da Secretaria Municipal de Educação de Natal, foram contemplados com o edital a WWF Brasil, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Agroenergia), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ), Secretaria de Estado do Meio Ambiente Governo do Distrito Federal e o Instituto para o Desenvolvimento de Energias Alternativas e da Auto Sustentabilidade (IDEAAS).

O módulo contemplado tem capacidade suficiente para gerar 23.327 watts de potência de energia alternativa fotovoltaica. O crédito de energia é renovável e não há nenhum repasse financeiro, no entanto, se reduz consideravelmente os gastos com a conta de energia.

O Departamento de Engenharia e Arquitetura da SME está elaborando o projeto piloto para instalar o equipamento em quatro escolas, sendo uma em cada região administrativa da cidade, e no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure). A expectativa é de que ocorra uma redução em mais de 15% os custos com a conta de energia elétrica na Rede Municipal de Ensino.