14/07/2017 13:28
  • Programa Saúde na Escola promove formação para gestores das unidades de ensino
SME
Na manhã desta sexta-feira (14) foi realizada a formação do Programa Saúde na Escola (PSE) que surgiu como uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde (MS) e da Educação (MEC). O programa foi instituído com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes por meio de ações de prevenção e atenção da saúde. As ações são pactuadas anualmente seguindo os critérios e orientações ministeriais quanto da inclusão das escolas beneficiadas. A formação aconteceu no auditório da Secretaria Estadual de Educação no Centro Administrativo do RN.

Participam do programa 26 unidades de ensino da Prefeitura do Natal, e são realizados atendimentos nas unidades por 34 equipes de Saúde da Atenção Básica, que realizam ações como: avaliação antropométrica, de saúde bucal, saúde ocular, situação vacinal, segurança alimentar e o combate ao mosquito Aedes Aegypti, que é uma das prioridades dentro do programa.

A gestora administrativa Iraci Vaz da Silva Fortunato, do Centro Municipal de Educação Infantil Professora Marilanda Bezerra de Paiva, que tem 300 alunos matriculados e atende os níveis III e IV, disse que o programa é muito interessante, e precisa ser fortalecido. “O programa é maravilhoso. É muito importante que ele aconteça com mais frequência e em mais unidades de ensino”.

A representante da Secretaria Municipal de Educação e uma das formadoras do programa no município Rosa Magda dos Santos, disse que “o programa é uma coisa muito boa para as nossas unidades de ensino, pois através delas, os alunos são beneficiados com atendimentos básicos de saúde”.