14/07/2017 12:14
  • Ouvidoria do SUS municipal divulga relatório quadrimestral de demandas
Divulgação SMS
A Ouvidoria do Sistema Único de Saúde Municipal divulgou o relatório quadrimestral de atividades e demandas nesta sexta-feira (14). Entre os meses de janeiro e abril de 2017, o órgão recebeu 257 demandas vindas dos usuários da rede de assistência à saúde do município, entre reclamações, solicitações, denúncias, informações e elogios.

Segundo a ouvidora do SUS municipal, Lúcia de Fátima Azevedo, 62% das demandas recebidas foram referentes às reclamações sobre situações como marcação de consultas e exames, falta de profissionais ou insatisfação com a rede, por exemplo. Em segundo lugar, as solicitações, responsáveis por 25% das demandas recebidas.

Ela explicou ainda que foram incluídos no relatório dados de pedidos de informação ou orientações, que chegam ao órgão todos os dias, apesar de não gerarem demandas para a Ouvidoria, por sua importância à medida que expressam as necessidades dos usuários do SUS municipal. “Estas foram resolvidas ou encaminhadas através da nossa rede de atenção à saúde”.

Das 257 demandas encaminhadas ao órgão, 132 foram respondidas, o equivalente a 51% de resolutividade. Entre os distritos sanitários de Natal, o Oeste foi o que teve o maior número de chamadas, 68 no total, seguido pelo Leste (56).

O Distrito Norte 2 teve 43 demandas. O Sul aparece em quarto lugar, com 39 demandas e 90% de resolutividade. Já o Norte 1, que teve 34 demandas, teve 71% dos casos resolvidos. Outras 17 demandas foram relacionadas à gestão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

“A Ouvidoria tem procurado dentro de suas limitações qualificar e quantificar as demandas e garantir o direito aos cidadãos para que tenham a dignidade e o direito à saúde garantidos pela constituição do nosso país”.