14/07/2017 12:08
  • Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação sobre implantação do Sistema e-SUS
A Secretaria Municipal de Saúde de Natal realizou, nesta sexta-feira (14), uma capacitação sobre a implantação do Sistema e-SUS/AB do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC). Segundo o médico da Unidade de Saúde da Família de Brasília Teimosa, Ricardo André Ferreira Sousa, a finalidade é qualificar os profissionais médicos, enfermeiros e dentistas para a utilização das funcionalidades do e-SUS e atendimento clínico on line nas 12 unidades pilotos.

“A ideia é discutir o atendimento da Classificação Internacional de Atenção Primária (Ciap), que é uma classificação de mortalidade e de doenças já diagnosticadas na Atenção Primária e o SOAP – se refere ao Subjetivo, Objetivo, Avaliação e os Planos, no intuito se organizar o registro de informação clínica”, destacou Ricardo.

O sistema será implantado de início nas unidades pilotos – Distrito Leste - Unidades de Brasília Teimosa e Passo da Pátria; Distrito Norte I, Vista Verde, Nova Natal e Cidade Praia; No Distrito Norte II, Vale Dourado, Parque dos Coqueiros, Soledade II e Panatis; No Distrito Oeste, Novo Horizonte, Nova Cidade e Nazaré. Posteriormente o sistema será implantado nas demais unidades de saúde.

As unidades pilotos passaram por visita técnica e reunião com a secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), Saudade Azevedo e representantes da Gestão de Tecnologia da Informação e Comunicação (SGTIC) e do Departamento de Atenção Básica (DAB), para planejamento estratégico da implantação da PEC.

A informatização nos serviços de saúde visa integrar as ações de saúde, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, uma melhor aplicação dos recursos públicos e o fornecimento de dados para o planejamento do setor.
Desde o mês de maio, a SMS vem realizando diversas discussões para o planejamento da implantação do PEC nas unidades básicas de saúde e segue nos próximos dias 17, 18, 19,21, 27 e 31 deste mês.