12/07/2017 16:00
  • Secretaria de Saúde recebe homenagem da Assembleia Legislativa alusiva ao Julho Amarelo
Divulgação SMS
A secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Natal, Maria da Saudade Azevedo, recebeu uma homenagem na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte pelos relevantes serviços prestados ao Rio Grande do Norte, no combate às hepatites virais.

A cerimônia de entrega aconteceu na manhã desta quarta-feira (12), no plenário da Casa legislativa em sessão solene alusiva ao Julho Amarelo. A propositura foi do deputado Nélter Queiroz (PMDB), em reconhecimento como pelo importante trabalho na luta contra às hepatites virais no Estado do RN. A placa foi entregue pelo deputado Vivaldo Costa (PROS), ex secretário municipal de saúde de Natal.

Saudade Azevedo afirmou se sentir prestigiada pela homenagem como gestora e destacou as ações desenvolvidas na Secretaria. “Fico feliz pelo reconhecimento que a Casa tem com o trabalho que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve na prevenção e combate às hepatites virais. Ela disse que atualmente existem cerca de 3 milhões de pessoas no mundo com a hepatite C e não sabem, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Por isso que a divulgação é de grande importância. A Secretaria atua durante o ano inteiro, tanto na prevenção com testes rápidos, na divulgação, quanto no tratamento da doença nas unidades de saúde. Estou me sentido honrada pelo reconhecimento, isso significa que estamos no caminho certo, prestando assistência de qualidade aos usuários do SUS”.

Entre os 13 homenageados estão, André Camurça de Almeida (in memoriam), médico gastroenterologista (Hospital Rafael Fernandes); George Antunes de Oliveira, Secretário de Saúde do RN; Gilmar Amorim de Sousa, médico gastroenterologista, fundador e coordenador do Núcleo de Estudos do Fígado (Hospital Universitário Onofre Lopes); Francisco Xavier Dantas Lins, Médico gastroenterologista (IFRN); José Maria Viana de Andrade Filho, farmacêutico (Hospital Rafael Fernandes); Igor Thiago de Queiroz e Silva, Médico infectologista (Hospital Giselda Trigueiro); Neide Barros da Silva, presidente do Grupo Vivendo com Cristo de Apoio às Pessoas Vivendo com Hepatites Virais, Co-Infecções e Transplantes Hepáticos (GVCRN); José Eder de Medeiros Alves, psicólogo e articulador do Programa IST, AIDS e Hepatites Virais da 4ª URSAP, entre outros.