Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

23/06/2017 13:32
  • Técnicos Arsban realizam fiscalizações na Zona Sul e Oeste de Natal
Divulgação
Após denúncias encaminhadas para a Agência Reguladora de Serviços de Saneamento Básico do Município do Natal (Arsban), os técnicos realizam na manhã desta sexta-feira (23) duas fiscalizações para averiguar as situações dos bueiros nos bairros de Ponta Negra e Dix-Sept Rosado.
 
Na Zona Sul, a fiscalização aconteceu na esquina da Av. Praia de Genipabu com a rua Elias Salém da Silva, próximo ao Shopping Praia Mar. Após abrir os poços de visita, os técnicos constataram que o encanamento da área está comprometido diante da grande quantidade de gordura lançada. A situação talvez esteja associada ao número elevado de restaurantes na região que não possuem caixas adequadas para a coleta desses resíduos, escoando direto para o sistema de esgoto. A gordura com o passar do tempo se petrifica, obstruindo a tubulação e causando extravasamento do para a via.
 
Na Zona Oeste, a segunda fiscalização aconteceu na esquina da Av. Bernardo Vieira com a rua dos Pajeús. No local, os técnicos analisaram a situação e verificaram que a rede também se encontra obstruída. As chuvas recentes dos últimos dias também estão contribuindo para o agravamento da situação, provocado pelo lançamento indevido da água no sistema de esgoto.
 
Nas duas ocasiões, a abordagem da população foi constante, relatando diversos transtornos que o esgoto na rua tem causado para o comércio e moradia. O procedimento a partir de agora é a cobrança do prazo estabelecido e o acompanhamento das atividades da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) na resolução dos problemas, assim como a abertura de relatórios que serão encaminhados para a companhia. Além da companhia, outro órgão a ser acionado pelos técnicos é a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), que tem poder de polícia e combate ligações clandestinas na rede de esgoto.
 
O supervisor de fiscalização da Semurb, Iang Chaves, conta que a exposição desses dejetos causa sérios problemas para o ecossistema, principalmente quando lançados sem tratamento em corpos d´água. Quando despejado em vias públicas, os ácidos acumulados nos resíduos em contato com o asfalto causam erosões, diminuindo a mobilidade nas vias, além de expor a própria população a doenças de veiculação hídrica.
 
A Arsban orienta que todo cidadão siga exatamente os procedimentos para denúncia. Ao ter conhecimento de problemas relacionados a água e esgoto, o primeiro passo é informar a Caern através do disque 115. Neste momento a companhia informa um prazo para solucionar o problema e um código de protocolo. É de extrema importância que o cidadão guarde esse código e acompanhe a data apresentada. Se a situação não for resolvida dentro do prazo estabelecido, o usuário deve ligar para a ouvidoria da Arsban através do número 0800.281.5613, portando o número do protocolo para que os agentes de saneamento possam cobrar resolução imediata.
 
Serviços de denúncia:
 
Arsban – 0800 281 5613
Caern – 115
Semurb – 3616 9829

Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css