Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

31/05/2017 11:30
  • Grupo de suporte às mulheres em situação de violência é ampliado
Divulgação Semul

O grupo intitulado “As Margaridas”, que tem como propósito dar apoio às mulheres em situação de violência, retoma as atividades com uma proposta mais ampla. Quando foi criado, em 2015, a ideia era prestar suporte às usuárias dos serviços do Centro de Referência Elizabeth Nasser e da Casa Abrigo Clara Camarão, equipamentos da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul). Agora, as atividades são abertas para todas as mulheres que desejarem participar.

Os encontros acontecem quinzenalmente no Centro de Referência Elizabeth Nasser, sempre às quartas-feiras a partir das 14h30. Nesta quarta-feira (31), ocorre o terceiro encontro com essa proposta aberta. “Resolvemos ampliar a participação das mulheres por entendermos que quanto mais as informações discutidas no grupo puderem ser ampliadas, mais mulheres poderemos atingir”, pondera Ana Cláudia Mendes, coordenadora do Departamento de Enfrentamento à Violência conta a Mulher da Semul.

Nas atividades, são discutidos temas como direitos da mulher, os tipos de violência doméstica e como funciona a rede de atendimento às mulheres em situação de violência. As mulheres também expõem os pontos de vistas delas sobre as dificuldades por que passam durante o processo de saída do ciclo de violência que atravessam, os entraves da justiça e a retomada à vida sem violência.

“O objetivo do grupo é discutir o significado da violência de gênero e seus impactos na saúde corporal e psicológica delas e contribuir na recuperação da autoestima delas, de modo que se sintam estimuladas a retomar o controle de suas vidas”, explica Ana Cláudia.

Sobre o Centro de Referência Elizabeth Nasser
O Centro de Referência é um espaço de acolhimento/atendimento psicológico, social, orientação e encaminhamento jurídico à mulher em situação de violência, que visa proporcionar suporte para a superação da situação de violência, contribuindo para o fortalecimento da mulher e o resgate da sua cidadania.

Sobre a Casa Abrigo Clara Camarão
O Programa Casa Abrigo Clara Camarão (CACC) dispõe dos serviços de moradia protegida e atendimento integral às mulheres em situação de risco de morte iminente, em razão da violência doméstica e familiar. Trata-se de um serviço de caráter sigiloso e temporário, onde as usuárias e seus dependentes menores poderão permanecer por um período determinado, durante o qual deverão reunir condições necessárias para retomar o curso de suas vidas. Enquanto permanecem na Casa, a mulher e seus filhos recebem acompanhamento psicossocial e jurídico, que acompanha a garantia, pela Justiça, das medidas protetivas necessária para que possam retomar suas rotinas com segurança.

Para mais informações:
Centro de Referência Elizabeth Nasser
Rua Acaraú, n° 2118 B, Panatis
Telefone: 3232-4875


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css