17/05/2017 16:56
  • Gestores da Rede Municipal de Ensino recebem orientações do Sistema E-Cidade
Adrovando Claro

Mensalmente a Secretaria Municipal de Educação de Natal reúne todos os gestores para discutir o funcionamento e os avanços da Rede Municipal de Ensino. O encontro de gestores aconteceu na manhã desta quarta-feira (17), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), e contou com a participação da titular da SME, a professora Justina Iva de Araújo Silva.

Durante a reunião, a chefe do Setor de Normas e Organização Escolar (SNOE/SME), Liane Ataliba, conversou sobre a gestão de dados da Rede Municipal de Ensino no Programa E-Cidade. Sistema que foi implantado na Prefeitura do Natal para controle e desenvolvimento de atividades administrativas nas mais diversas áreas, incluindo o modulo educacional. “Estamos orientando que os gestores façam o cadastramento dos dados das escolas e centros de Educação Infantil, referentes aos anos de 2016 e 2017 no sistema. Com o novo sistema estamos modernizando a rede e conectando as informações das escolas”, afirmou Liane Ataliba.

A professora Justina Iva dividiu com os diretores das 146 unidades de ensino, as notícias da sua última viagem à Brasília, para uma reunião com os membros do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), para tratar do Novo Programa Mais Educação e a regularização dos recursos do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE).

A titular da SME ainda deu uma boa notícia aos gestores da Escola Municipal Antônio Campos, que a unidade passará por uma ampliação da estrutura física, fruto de uma emenda parlamentar de um vereador de Natal, no valor de R$ 250 mil. A instituição de ensino fica situada no bairro de Mãe Luiza.

Outro assunto abordado foi conduzido pela assessora do Departamento de Gestão Escolar, Tereza Coelho, sobre a Eleição de Conselheiros Escolares das Unidades de Ensino da Rede Municipal do Natal para o triênio de 2017 a 2020. A assessora falou do cronograma, do regulamento para as eleições diretas dos novos membros e algumas ações dos diretores que contribuem para o sucesso do processo de eleição, que ocorrerá no dia 30 de maio.

Ainda durante o encontro de gestores teve a participação da bióloga Mary Sorage, gestora do Parque das Dunas, que falou sobre a Semana do Meio Ambiente. Na ocasião, ela convidou os diretores para mobilizarem as escolas para participarem desse momento de cidadania, que acontecerá na semana de 01 a 05 de junho, dás 8h às 17h, no Parque das Dunas.

Outra participação foi do chefe do Setor de Almoxarifado, Jair de Souza Silva, que orientou os gestores sobre o processo de solicitação de material de higiene e limpeza, para melhorar a organização e dar agilidade no atendimento dos pedidos das unidades de ensino.