Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

26/04/2017 14:06
  • Parque da Cidade recebe escritor mirim para conversar com outras crianças

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte prossegue com o projeto “O Escritor vai ao Parque” nesta quinta-feira (27), às 14 horas. Desta vez, o convidado é o escritor mirim Filipe Odilon Borges Guedes, 10 anos, que vai bater um papo com os alunos da Escola Estadual Padre Hudson Brandão, que funciona no Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante.

Filho da poetisa/cordelista, Cláudia Borges, Filipe demonstrou interesse pela cultura popular desde cedo já que acompanhava a mãe aos eventos que ela participava. Em 2016, o menino poeta surpreendeu a todos (inclusive sua mãe que o descreve como um garoto tímido) com a declamação de um cordel do mestre Antônio Francisco: Os Animais têm Razão, num evento alusivo ao Dia da Poesia, comemorado no dia 14 de março. “Nessa mesma apresentação, Filipe não só declamou o cordel como deu vida e voz aos personagens. A partir daí, não parou mais e começou a memorizar trabalhos de autores que admirava, como Antônio Francisco, José Acaci, Abaeté do cordel, Cláudia Borges, Amazan, Varneci Nascimento e outros, demonstrando grande facilidade de memorização”, diz a mãe, orgulhosa.

Apesar de tímido, o poeta mirim demonstra grande desenvoltura no palco, interagindo com o público. Começou escrevendo versos soltos e finalmente escreveu e publicou seu primeiro livro em cordel, tendo o prefácio do escritor historiador baiano Antônio José de Oliveira e a apresentação do mestre Antônio Francisco de quem se julga aprendiz. Filipe Borges mora em São José de Mipibu, estuda em uma escola pública e se apresenta em escolas, eventos culturais e, atualmente vem desenvolvendo o Teatro do Cordel em parceria com a mãe que, além de cordelista, é contadora de histórias. “Filipe é uma criança normal que vem com suas declamações e seus poemas, incentivando outras crianças a fazerem o mesmo e levando consigo uma mensagem de alerta para os povos”, enaltece a mãe, cheia de orgulho.

Filipe é uma criança, mas um grande defensor da natureza e no seu livro “Natureza em Versos” ele tenta demonstrar esse interesse e preocupação em repassar para crianças e adultos a mensagem de que somos nós que devemos salvar o mundo e não destruir. “O Parque da Cidade, além das suas atribuições normais de preservação ao meio ambiente, tem um compromisso de incentivar a leitura entre as crianças e trazer um escritor dessa idade para conversar com crianças da mesma faixa etária é um grande incentivo e contribuição que damos para que no futuro tenhamos cidadãos esclarecidos e conscientes do seu papel na sociedade”, comenta o gestor do Parque da Cidade, Carlos da Hora.

No próximo dia 2 de maio, o Parque da Cidade vai receber a escritora Marise Costa, que vai conversar com alunos do Mundial Colégio e Curso. 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css