Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

24/04/2017 14:36
  • Delegação de Lajes Pintadas conhece trabalho da Defesa Civil de Natal
Divulgação Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) recebeu na manhã desta segunda-feira (24), representantes do poder público da prefeitura de Lajes Pintadas, que vieram conhecer a estrutura, equipamentos e o trabalho realizado pela Defesa Civil Municipal da capital. A representação composta por vereadores, secretários municipais e agentes comunitários foi recebida pelo titular da Semdes, João Paulo Mendes.

Na ocasião, o chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Paulo Costa, ministrou uma palestra explicativa abordando o tema “A importância da Defesa Civil”, onde pontuou medidas preventivas de defesa civil visando à redução de risco focadas em um trabalho de planejamento contínuo. Foram discutidas questões relacionadas a importância do plano de contingência, mapeamento de risco, avaliação de segurança, criação de sistemas de alerta e de capacitação de pessoal, além da elaboração de documentos de orientação para redução de riscos e desastres.

Os representantes do município de Lajes Pintadas também tiveram acesso aos equipamentos de proteção individual (EPI) utilizados pelos agentes de defesa civil de Natal e outros utilizados em situação de crise, a exemplo de bote inflável, bombas de sucção de águas, boias, rádios comunicadores portáteis e aparelhos eletrônicos de medir distâncias. Conheceram os procedimentos desenvolvidos pela Semdes em casos de atendimento de ocorrências causadas por chuvas intensas e as ações preventivas empregadas durante todo o ano na cidade. Os visitantes ainda tiveram a oportunidade de conhecer in loco áreas de riscos que são monitoradas pela gerência de Defesa Civil da capital, a exemplo de pontos situados na região Leste da cidade.

O titular da Semdes, João Paulo Mendes, avaliou como positiva a visita no tocante a integração dos vários órgãos de defesa civil do estado e da troca de informações, que habilita as instituições a agirem de maneira mais eficiente diante da necessidade da intervenção nas várias situações apresentadas. O gestor ressaltou ainda que Natal é referência no trabalho de defesa civil municipal no Rio Grande do Norte.

Defesa Civil

A Defesa Civil Municipal de Natal é composta pelo Grupo de Ação e Emergência. O Grupamento criado pela Prefeitura é composto por 30 agentes capacitados na área de defesa civil que trabalham em regime de escala de plantão de 24 horas atendendo as demandas da população pelo telefone 190, do Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp).
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css