Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

18/04/2017 11:55
  • Servidores do município passam por capacitação em programas de prevenção às drogas

Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Secretaria Municipal de Educação (SME), da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e da Secretaria Municipal de Segurança Pública e da Defesa Social (Semdes) participam – desde segunda-feira (17) até esta quarta-feira (19) – de capacitações em programas de prevenção às drogas. Os eventos são promovidos pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad) em parceria com a Prefeitura do Natal e acontecem no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure).

Atualmente, esses profissionais estão sendo capacitados em dois programas, o #Tamojunto, que tem como objetivo instrumentalizar adolescentes com habilidades sociais e da vida, adquirindo conhecimento sobre drogas e suas consequências para a saúde. Ele é destino para educandos do 7º e 8º ano do Ensino Fundamental. São 12 aulas realizadas pelo professor e três oficinas para os pais e responsáveis realizadas pelos profissionais da saúde e educação. São entregues para os participantes três cadernos: o Guia do Professor, Caderno do Educando e Guia do Educando e Guia da Oficina de Pais e Responsáveis.

Já o 'Famílias Fortes' é desenvolvido para momentos entre os pais e responsáveis com crianças entre 10 e 14 anos. Os profissionais são capacitados para aplicar o programa em grupos semanais, com atividades sendo realizadas em conjunto (grupos de pais e responsáveis e o grupo das crianças) e também com cada grupo de forma separada. O Famílias Fortes foi elaborado para ser implementado em qualquer ambiente apropriado, como escola e comunidade.

“Natal vem trabalhando a intersetorialidade há algum tempo. As políticas públicas são feitas para serem desenvolvidas de forma conjunto entre setores diferentes. Desde 2015 que esses programas são realizados no município e estamos desenvolvendo cada vez mais ações com o passar do tempo”, afirmou Lilian Souza, representante da Senad em Natal, que ainda informou que os trabalhos que estão sendo realizados este ano fazem parte do eixo social do Plano Nacional de Segurança Pública, que está em vigor em Natal desde fevereiro.

Jacqueline Maciel, da SME e articuladora do #Tamojunto, destacou que a importância da participação das escolas nos programas, mesmo não sendo obrigatória. “A adesão das escolas é feita de forma voluntária. Os momentos do programa são inseridos dentro da base curricular. Professores de qualquer área podem participar”.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css