07/04/2017 15:55
  • Defesa Civil Municipal discute Plano de Contingência com servidores da Semtas
A Defesa Civil Municipal realizou nessa quinta-feira (06) uma palestra sobre Plano de Contingência direcionada aos técnicos da Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas). A ideia é promover a integração e a capacitação dos servidores das secretarias municipais com foco na prevenção de acidentes e na atuação emergencial em casos de desastres naturais e em outras situações que requerem a atuação da Defesa Civil integrada a outras secretarias da capital.

A palestra foi ministrada pelo chefe de Operações da Defesa Civil de Natal, Paulo Costa, que na oportunidade abordou aspectos relativos a importância de um plano de contingência, prevenção, situação de crise e procedimentos necessários antes e após desastres com foco no restabelecimento da normalidade social. Um ponto de destaque foi as ações de cadastro das famílias residentes em áreas de risco, medida essa que deve ser realizada pelos técnicos da Semtas. Nessa situação, foi mostrada a importância do trabalho conjunto dos mais variados órgãos públicos no intuito de proteger a sociedade em casos de sinistro.

Para que o plano de contingência venha a fucnionar é necessário a leaboração de ações integradas dos diversos órgãos que compõem a Defesa Civil Municipal, como as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Urbanismo, Obras Públicas e Infraestrutura, Trabalho e Assistência Social, Serviços Urbanos, Habitação, Mobilidade Urbana, Saúde, Guarda Municipal e Urbana, além de órgãos estaduais e federais.