Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/04/2017 10:49
  • Alunos da Escola Municipal Profª Josefa Botelho são classificados para IX Olimpíada de Raciocínio
Arquivo SME

A Escola Municipal Professora Josefa Botelho comemora a classificação de três alunos para a etapa nacional da IX Olimpíada de Raciocínio, promovida pela Mind Lab dentro da Metodologia do Programa MenteInovadora. Foram classificados Ana Letícia Cosme do Nascimento (10), Yago Rodrigues de Lima (12) e Jean Lucas Farias Ribeiro (14), que disputaram a prova online com alunos da Rede Municipal de Florianópolis (SC). A etapa nacional-presencial vai acontecer em São Paulo no dia 06 de maio de 2017. Os vencedores da etapa nacional irão competir na etapa internacional na Grécia em junho deste ano.

A Olimpíada de Raciocínio é um evento educacional que combina raciocínio e excelência com características próprias, que não são encontradas em outras competições esportivas, onde a situação do torneio incorpora um grande leque de habilidades cognitivas, emocionais, sociais e éticas, criando uma estrutura com muitas vantagens para o desenvolvimento da Metodologia do Programa Mente Inovadora nas escolas. A cada ano, este evento educacional reúne alunos de todo o mundo em uma série de torneios de jogos de raciocínio.

De acordo com a formadora do Programa MenteInovadora na Rede Municipal de Natal, Jullyanne Soares de Azevedo, o processo tem início com o professor aplicador da metodologia, com estudos preparatórios, aulas ministradas semanalmente nas escolas utilizando o livro preparatório chamado Raciocínio Avançado, torneio na escola para organização das equipes. Na etapa internacional a competição envolve crianças e adolescentes dos cinco continentes.

“Nosso objetivo é proporcionar aulas estruturadas e dicas úteis para promover seus próprios processos preparatórios e os torneios internos com informações e conceitos sobre os quatro jogos olímpicos”, explica Jullyanne Azevedo. A formadora faz referência aos jogos Abalone (Forças Unidas), Damas Olímpicas, Quoridor (Bloqueio) e Octi (Octógono Fantástico). O desenvolvimento das aulas incluí informações sobre a história de cada jogo, regras detalhadas, estratégias de jogo, orientações para mediação e desenvolvimento de habilidades para a vida.

Além dos alunos da Escola Municipal Professora Josefa Botelho, participaram estudantes das escolas municipais “Professor Antônio Campos”, “Professor Francisco de Assis Varela Cavalcante” e “Professor Ulisses de Góis”. Cada escola tinha uma equipe de até quatro competidores. Os estudantes classificados disputaram na categoria do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental. Os alunos foram orientados pelo professor Thiago Antônio Lima da Silva.

A Escola Municipal Professora Josefa Botelho está localizada na Rua Manoel Congo, S/N Ponta Negra. A unidade é administrada pelas professoras Débora Oliveira Chiavone (pedagógica) e Janka Chaplinska Barbosa da Costa (administrativo-financeiro).
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css