20/03/2017 19:33
  • Anexo de Unidade Básica dará suporte à saúde no Jardim Progresso
Marco Polo

O prefeito Carlos Eduardo entregou na tarde desta segunda-feira, 20, o anexo da Unidade de Saúde de Vale Dourado, Zona Norte de Natal, no Jardim Progresso. A área é uma das mais carentes do bairro Nossa Senhora da Apresentação, e não dispunha de atendimento de saúde, fazendo a população se deslocar cerca de sete quilômetros para consultas e exames básicos. Neste anexo, cerca de mil atendimentos deverão ser realizados pela equipe de médico, enfermeiro, dentista, técnicos de enfermagem, sendo também base de apoio para agentes de endemias.

Com o anexo, deve desafogar o atendimento que era concentrado na Unidade Básica de Saúde do Vale Dourado, cobrindo uma área de cerca de 30 mil habitantes. Esta unidade entregue nesta segunda-feira, também dará suporte ao atendimento, a partir de maio, na Unidade porte 3 que será entregue também no Jardim Progresso, e juntas cobrirão uma comunidade de cerca de 12 mil habitantes.

“É importante para a comunidade que, finalmente, vai ter uma unidade de saúde como esta, em um lugar decente e que vai dar condições de atendimento às pessoas daqui”, afirmou o prefeito Carlos Eduardo, destacando a importância da obra, por atender uma área que não dispunha de atendimento médico. A unidade vai atender a demanda de pediatria, pré-natal, exames preventivos, cobertura vacinal, administração de vitaminas, tratamento à tuberculose e também a área odontológica, com a presença semanal da unidade móvel de odontologia da Secretaria Municipal de Saúde.

O anexo do Jardim Progresso foi erguido em uma parceria com a ONG Vivei, que, junto com lideranças comunitárias, reivindicou este serviço para área. A unidade foi erguida em parte do terreno pertencente à ONG. O prefeito Carlos Eduardo destacou os esforços voltados para a área da saúde, elencando reformas e construções de novas unidades, como este anexo e a própria Unidade Básica de Saúde a ser entregue em maio deste ano, no mesmo bairro. “Apesar da crise, da escassez de recursos, nós estamos fazendo esforço para que não deixem de ser investidos os 29% do orçamento na saúde – quando a obrigatoriedade da lei manda ser 15%”, destacou .

O secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, afirmou que a prioridade da saúde tem sido chegar onde não há o serviço, para cobrir todas as áreas mais necessitadas da cidade. “Esta unidade atende à reivindicação da população, e a um direito fundamental”, afirmou na solenidade de abertura, destacando que com a entrega da Unidade Básica de Saúde em maio, o bairro deve contar com uma das maiores estruturas do serviço.

Estiveram na entrega do anexo de atendimento à saúde, no Jardim Progresso, além do prefeito Carlos Eduardo e do secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Fonseca, o secretário de Governo Jonny Costa; representantes da Secretaria de Saúde e do legislativo municipal, além de lideranças comunitárias e a população local. O Anexo funciona junto à ONG Vivei, na rua Dary Miranda.