20/03/2017 15:47
  • Hospital Municipal de Natal é primeiro lugar no RN em notificações de potenciais doadores de córnea
Arquivo

O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo tem apresentado uma estatística bastante satisfatória: é o primeiro lugar no estado do Rio Grande do Norte em notificações de potenciais doadores de córnea.

A equipe do hospital, por meio da Central de Transplantes do Rio Grande do Norte, notifica os óbitos, verifica se o usuário atende a todos os critérios e faz todo o diagnóstico necessário para a doação.

Após isso, o serviço social entra em contato com as famílias e pede a autorização para a doação, orientando sobre os benefícios que aquela atitude pode representar para outras pessoas.

O secretário adjunto de Gestão Participativa do Trabalho e da Educação em Saúde (SAD-GS), Marcelo Bessa, destacou o empenho da equipe do hospital. “Graças ao esforço e todo o trabalho do pessoal, estamos conseguindo notificar possíveis doadores e com isso, aumentar as doações”.

A diretora do hospital, Renata Campos Ludovico, ressalta a importância da ação e destaca que a fila de espera de transplante de córnea está diminuindo. “A morte de um ente querido gera muita dor para a família, mas acaba tornando-se uma espécie de esperança para outro paciente. Muitas famílias acabam tendo consciência nesse sentido, sabendo da importância da doação de órgãos”, explica.