Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

16/03/2017 17:29
  • Sopa Solidária vai beneficiar cerca de 250 pessoas nos Guarapes
Marco Polo

A Prefeitura do Natal lançou na tarde desta quinta-feira, 16, o programa Sopa Solidária, no bairro Guarapes, um projeto da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas), que visa atender a cerca de cinco mil pessoas em 11 bairros da cidade. O lançamento oficial teve a presença do prefeito Carlos Eduardo, da secretária da Semtas, Ilzamar Pereira e da adjunta da pasta, Maria José de Medeiros, entre outros representantes da administração municipal.

O programa já existe na cidade desde 2014 e este ano chegou ao número de 11 bairros, com o atendimento a 250 pessoas no Guarapes, e na semana que vem se estenderá também a Felipe Camarão. A meta no Guarapes é chegar a atender 500 pessoas que vivam em situação de risco alimentar. O lançamento oficial ocorreu na unidade do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Os outros bairros já contemplados são Vila Paraíso, Santos Reis, Nossa Senhora da Apresentação, Câmara Cascudo, Vila de Ponta Negra, Boa Esperança, Planalto, África e Cidade Nova, além de Felipe Camarão que passa a constar este ano.

“É um programa de segurança alimentar, que tem a assessoria do Centro de Assistência Social, onde as famílias são cadastradas obedecendo a critérios, e desta forma, temos certeza de que estamos melhorando a vida dessas pessoas, dando uma contribuição para que tenham acesso a um programa de alcance social tão importante”, destacou o prefeito Carlos Eduardo.

O objetivo desta ação é atender pessoas que vivam em situação de risco alimentar, proporcionando uma refeição substanciosa a cada semana. São 20 mil refeições distribuídas ao mês, sendo uma porção de sopa composta por vegetais, massa e frango ou músculo, acompanhada de um pão, por pessoa. Segundo a secretária Ilzamar Pereira, titular da Semtas, já existem áreas da cidade onde o programa chega a atender 750 pessoas, como é o caso de Vila Paraíso.

Para a dona de casa e moradora do Guarapes, Josian Pereira, o programa ter chegado à comunidade foi a Boa iniciativa da Prefeitura. “Foi a Boa ideia, porque tem família que todos estão a desempregados e tem criança. As crianças pelos menos se alimentam melhor”, falou.

O Sopa Solidária faz parte das ações de segurança alimentar executadas pela Semtas, que incluem ainda outros dois programas, o Banco de Alimentos e a Feira da Agricultura Familiar. Por meio de projetos como esses, a Prefeitura do Natal segue o que preconiza o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (SISAN), atuando nos eixos de produção, comercialização e consumo.

O Departamento de Segurança Alimentar (DSA), responsável pela gestão dos serviços e programas executados pela Semtas, também visita as comunidades para orientar a população sobre a melhor maneira de se manipular os alimentos e como evitar desperdício.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css