10/03/2017 11:58
  • Prefeito Carlos Eduardo visita novas instalações da Unidade de Acolhimento Infantil II
Alex Régis

O prefeito Carlos Eduardo visitou nesta sexta-feira (10) as novas instalações da Unidade de Acolhimento II, no bairro de Dix-Sept Rosado. O local abriga 20 crianças de 7 a 11 anos, vítimas de abandono ou violência, encaminhadas pela justiça. A casa, totalmente adaptada para a acessibilidade, funciona 24h com 60 profissionais entre assistentes sociais, pedagogos, cozinheiros, cuidadores e vigilantes, garantindo atendimento de qualidade e segurança para as crianças.

"Em Natal atendemos cerca de 100 crianças. Temos três dessas casas com crianças de 0 a 6 anos, 7 a 11 anos e até os 18 anos. Além disso, temos cinco “casas lar” para atendimento dos maiores de 18 anos", explicou Ilzamar Pereira, secretária da Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social).

O prefeito Carlos Eduardo visitou todos os ambientes da Unidade e elogiou as instalações. "Temos que ter esse nível de atendimento com as nossas crianças. A cozinha tem que ser limpa como a da nossa casa. O quarto precisa ter o mesmo conforto. Precisamos cuidar das nossas crianças pois a rua não cuida. Aliás, cuida sim, cuida mal", comentou.

Carlos Eduardo criticou a falta de financiamento por parte do governo federal na área de assistência social. "O governo federal precisa fazer como já faz com a saúde com o SUS, ou com a educação como é o FUNDEB. Fica muito difícil assumir esse compromisso sozinho principalmente em um momento de crise como o que vivemos", explicou.

De acordo com o prefeito e com a secretária, apesar da crise, a área de assistência social manteve seus investimentos. "Em momentos como esse a desigualdade fica ainda mais evidente e é aí que a gente não pode abandonar as pessoas. Atendemos todos, até aqueles que não seriam de nossa responsabilidade, como crianças de outros municípios e até outros estados. O que não podemos fazer, jamais, é deixá-las abandonadas", justificou o prefeito.

A coordenadora da Unidade, Célia Guimarães conduziu a visita pelos vários cômodos e ao final agradeceu a atenção do Prefeito. "Estamos vindo para um lugar bem melhor graças a atenção do prefeito. Aqui temos condições de exercer bem as nossas funções", disse.

2017-03-10 12:35:08

Unidade de Acolhimento II