Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

07/03/2017 08:20
  • Prefeitura elabora programação especial para celebrar Dia Internacional da Mulher

Para marcar o Dia Internacional da Mulher, comemorado nesta quarta-feira (08), a Prefeitura do Natal organiza uma série de atividades executadas por diversas secretarias municipais. Na quarta-feira (08), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza na Unidade de Saúde da Família de José Sarney atividades de promoção à saúde, durante o dia, além de oficina de artesanato e cuidados com a beleza e o bem-estar.

A Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul) participa, na ocasião, com palestra sobre os direitos da mulher e o enfrentamento à violência doméstica, às 14h30.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) também monta programação voltada para a mulher na quarta-feira (08): começa com uma homenagem às servidoras na sede da Secretaria às 9h, depois na Escola Municipal Emanoel Bezerra às 14h, e na Praça Gentil Ferreira no bairro do Alecrim, esta última, prevista para começar às 16h.

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza na quarta-feira (08) e quinta-feira (09), às 14h, programação especial para mulheres idosas dos Centros de Convivência Marly Sarney (Zona Oeste) e Ivone Alves (Zona Norte). A programação segue até a terça-feira (14) e conta com sarau de poesias, apresentação do Balé Municipal, concerto popular da Banda Sinfônica da Cidade do Natal, apresentação do grupo de dança do Ivone Alves, lanches e sorteios de brindes.

Na sexta-feira (10), a partir das 8h, no Parque da Cidade, a SMS realiza o evento 'Mulher, um tom maior em dor menor: rompendo o silêncio'. Na ocasião serão realizadas mesas redondas sobre a violência contra a mulher, com a participação de diversos órgãos como a Semul e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também serão homenageadas servidoras da rede municipal que contribuem para a construção do Sistema Único de Saúde (SUS).

A SMS promove ainda um mutirão de vacinação contra o HPV na Escola Municipal Djalma Maranhão em data ainda a ser definida.
A Secretaria Municipal de Administração (Semad) realiza ação comemorativa voltadas às mulheres na sexta-feira (10), das 9h às 12h, no auditório da secretaria (7º andar). A ideia é proporcionar às servidoras da Prefeitura do Natal uma manhã diferenciada de trabalho, com uma programação especial, com apresentação do Coral Sons da Terra (SME), serviços de beleza (limpeza de pele e automaquiagem) e serviços de saúde (orientações sobre a saúde da mulher, massagem relaxante, ginástica laboral, aferição de pressão, teste de glicemia, entre outros).

Por ter como proposta a promoção de políticas públicas voltadas às mulheres, a Semul organizou uma programação que se estende ao longo do mês de março. Vai desde homenagens a personalidades femininas que se destacaram em suas respectivas funções em busca da equidade de gênero na comunidade potiguar, ações voltadas para mulheres em situação de violência e palestras sobre os direitos da mulher, como identificar um quadro de violência doméstica e onde procura ajuda.

Entre os destaques da programação está o lançamento do projeto Semul Itinerante: Agentes da Paz, que acontecerá na Unidade de Saúde Parque dos Coqueiros, zona norte de Natal, no dia 9 de março, às 14h. Na ocasião, também acontece a primeira edição do evento, que vai reunir moradores da comunidade para discutir sobre violência contra a mulher.

O objetivo do projeto é envolver os moradores dos bairros com registros de maior incidência de casos de violência doméstica nas quatro regiões de Natal, para formar multiplicadores no enfrentamento à violência contra a mulher. Desta forma, serão contemplados os bairros de Nossa Senhora da Apresentação na zona norte, Vila de Ponta Negra na zona sul, Paço da Pátria na zona leste e Felipe Camarão na zona oeste.

O projeto prevê ainda o reordenamento da rede de serviços públicos nos bairros contemplados – educação, saúde, segurança pública, assistência social – para fortalecer a prevenção e o atendimento às mulheres que se encontram em situação de violência.

A ideia é, como essa programação dedicada à mulher durante o mês de março, chamar a atenção da sociedade para a necessidade do enfrentamento à violência doméstica. “Não podemos aceitar que mais mulheres continuem sendo violadas em seus direitos, agredidas psicológica, física e sexualmente e mortas por serem mulheres. Queremos uma sociedade em que as mulheres possam ter suas escolhas respeitadas e que vivam em paz com suas famílias, com sua comunidade”, pondera Andréa Ramalho, secretária da Semul.


Programação especial de março

07/03 – Palestra da Semul sobre os direitos e o enfrentamento à violência contra a mulher, às 14h30, no Centro de Convivência Marly Sarney, Av. Miguel Castro, 603-673 - Lagoa Nova, Natal.

08/08 – SMS realiza na Unidade de Saúde da Família de José Sarney, atividades de promoção à saúde, durante o dia, além de oficina de artesanato e cuidados com a beleza e o bem-estar. A Semul participa com palestra sobre os direitos da mulher e o enfrentamento à violência doméstica, às 14h30.

08/03 – Entrega da Medalha Nísia Floresta pelo Conselho Municipal dos Direitos da Mulher às figuras femininas que se destacaram no enfrentamento à violência contra a mulher em Natal no último ano. Evento realizado no Salão Nobre da Prefeitura do Natal a partir das 10h30.

08/03 – Homenagem da STTU às servidoras mulheres às 9h; na Escola Municipal Emanoel Bezerra às 14h; e na Praça Gentil Ferreira no bairro do Alecrim, às 16h.

08 e 09/03 – A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) realiza às 14h, programação especial para mulheres idosas dos Centros de Convivência Marly Sarney (Zona Oeste) e Ivone Alves (Zona Norte).

09/03 – Lançamento do projeto Semul Itinerante: Agentes da Paz. O evento acontece às 14h, na Unidade de Saúde Parque dos Coqueiros, Zona Norte de Natal.

09/03 – Palestra realizada pela Semul, às 9h, no CRAS Salinas, Rua Rio Pataxós, 50 - Redinha, Natal.

10/03 – Palestra da Semul para os colaboradores da Semad às 9h sobre o projeto Semul Itinerante: Agentes da Paz.

10/03 – Realização pela SMS do evento 'Mulher, um tom maior em dor menor: rompendo o silêncio' no Parque da Cidade, a partir das 8h.

10/03 – Ação comemorativa realizada pela Secretaria Municipal de Administração (Semad) voltada às servidoras mulheres, das 9h às 12h, no auditório da secretaria (7º andar).

10/03 – Apresentação teatral com o tema enfrentamento à violência contra a mulher e participação da Semul, às 12h30, em evento do Departamento de Atenção à Saúde do Servidor da UFRN para marcar a data.

13/03 – Palestra realizada pela Semul sobre violência doméstica, às 14h, no CRAS África, Rua Conselheiro Tristão - Redinha, Natal.

16/03 - Palestra realizada pela Semul sobre violência doméstica, às 14h, no CREAS Norte, Rua Tapiraí, s/nº - Conjunto Santarém, Potengi, Natal.

17/03 – Palestra realizada pela Semul sobre violência contra a mulher e Feminicídio, às 15h, no SESC Centro, Av. Rio Branco, 375, Cidade alta, Natal.
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css