Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

25/05/2015 18:17
  • Prefeito lança oficialmente a Semana do Meio Ambiente 2015

A Prefeitura de Natal lançou oficialmente na tarde desta segunda-feira (25) a Semana do Meio Ambiente de Natal. O evento deste ano que acontecerá de 05 a 14 de junho no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte terá o tema “Vida Saudável. Cidade sustentável” e contará com diversas novidades onde a prefeitura vai oferecer além das ações de educação e sustentabilidade ambiental, atividades voltadas para a saúde e qualidade de vida.

Para o prefeito Carlos Eduardo, o evento não servirá apenas para estimular a população a ter mais consciência sobre o meio ambiente, mas também a utilizar mais as áreas verdes espalhadas pela cidade. “Queremos que quem participe da Semana do Meio Ambiente não só se conscientize sobre os cuidados do com o meio ambiente, mas que também conheça melhor áreas como o Parque da Cidade que além de possuir uma bela arquitetura, uma área excelente para a pratica de exercícios físicos e um contato direto com a natureza dentro da cidade” ressaltou.

Dentre os destaques da programação da Semana do Meio Ambiente 2015 estão a realização da primeira Alvorada Ecológica, do 1º Concurso de Desenho e Produção Textual em Prosa e Verso, o Conexão Viver Bem Edição Especial,  a Pegada Ecológica Itinerante, Blitz Educativa de Meio Ambiente, Caminhada do Rio Pitimbú, ECOcine e os projetos África Viva e a Sombra da Mangueira Especial.

Presente no lançamento, o titular da Secretaria Municipal de Meio ambiente e Urbanismo (SEMURB), Marcelo Rosado, enfatizou que durante o evento diversos órgãos públicos estarão iluminados de verde para dar cara nova à cidade.

“Durante o mês de junho instalaremos luzes verdes em diversos prédios públicos para que além de dar mais beleza a nossa cidade a população possa entrar no clima do evento”.

Ainda de acordo com o secretário, outras atividades complementares estão programadas até o fim do mês de junho nos principais shoppings da cidade, no Bosque das Mangueiras e também no Parque.


Cultura

A programação cultural da Semana do Meio Ambiente contempla desde intervenções artísticas (música e dança) passando pela discussão de temas contemporâneos como gestão e responsabilidade ambiental e oficinas variadas.

A programação começa a partir das 5h da sexta-feira, dia 5 de junho. Os frequentadores do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte serão recebidos nos portões de entrada pelos instrumentistas Chico Bethoven e Diogo Guanabara que irão executar música de alta qualidade para o público.

A partir das 8h acontece a abertura oficial do Dia Internacional do Meio Ambiente com a presença do prefeito Carlos Eduardo e a inauguração do Museu Aberto de Esculturas, edital promovido pela Prefeitura do Natal que selecionou esculturas para o Parque Dom Nivaldo Monte.

Será anunciado também o início do processo de Tombamento do Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte e todo o conjunto da obra assinada pelo arquiteto Oscar Niemeyer. Depois tem apresentação de Carlinhos Zens.

A parte da tarde segue com oficinas com temas ambientais, sociedade sustentável e oficinas para reaproveitamento de objetos descartados e também na arte  milenar do Origami.

O evento promovido pela Prefeitura do Natal tem a parceria do Sebrae,  Fecomércio, Senac , Fiern, CTGÁS, UFRN, UERN,  Shopping Midway, Praia Shopping, Partage Norte Shopping, Miranda Computação, Federação da Agricultura e Pecuária do Rio Grande do Norte (FAERN), Cosern, Caern, WWF Brasil, Associação Nacional de Águas (ANA), Fundação Banco do Brasil, Idema , CBTU, Imunizadora Potiguar, Natal Runner, Conexão Viver Bem e Instituto Ancestral.

 
 
 
 
PROGRAMAÇÃO - 5 DE JUNHO
 
5h às 8h – Intervenções Artísticas nos portões “B” e “E” do Parque da Cidade
 
 
8h – Inauguração do Museu Aberto de Esculturas e apresentação de Carlinhos Zens.
 
9h – Abertura solene com o prefeito Carlos Eduardo e apresentação da programação do Dia Internacional do Meio Ambiente.
 
 
Mesas Redondas
Local: Auditório
 
9h30 às 11h
Mesa 1- (Semurb). Tema: Gestão e Responsabilidade Ambiental
•    Profª Marjorie F. S. Medeiros, Engenheira Civil, Arquiteta e Urbanista, Mestre em Educação;
•    Terezinha Martins, Analista de Conservação, Programa Cerrado Pantanal, WWF Brasil;
•    Drª Maria de Fátima Costa, Juíza do Tribunal de Justiça
 
 
11h às 12h – Mesa 2 – Tema: Cultura: Sociedade Sustentável
•    Meio Ambiente Natural e Cultural para uma sociedade sustentável – Drª Andrea Costa, superintendente do IPHAN;
•    Meio Ambiente e a Memória Musealizada para uma sociedade sustentável – Drª Wani Pereira;
 
12h às 13h30 – INTERVALO
 
13h30  às 14h30 – Local: Auditório – Exibição de documentários da TV Câmara
•    Dom Nivaldo Monte;
•    Questões Sustentáveis da Cidade;
•    Parque da Cidade
 
 
 
14h – Apresentação “Fragmento do Mar” do Grupo de Dança Gaia – UFRN, no Salão do Memorial Natal.
O Grupo de Dança da UFRN é um projeto de extensão da UFRN com pesquisas na área de Dança. O GDUFRN está em atividade permanente desde 1992. Com uma história de produção criativa e educativa no campo da Dança, o Grupo vem se configurando como um espaço de aprendizado, pesquisa e divulgação da dança no RN.
 
 
 
Oficinas:
•    14h às 16h - Designer de lixo: oficina para reaproveitamento de objetos descartados no lixo, que serão utilizados para confecção de objetos de decoração e acessórios.
Público alvo: jovens acima de 10 anos
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas
 
•    09h às 11h e 14h às 16h - Origami: o artista plástico Eugênio Batista Rangel fará demonstrações da técnica do origami durante todo o dia para os visitantes interessados em aprender um pouco desta arte milenar;
 
•    14h às 16h - Contação de histórias: oficina para contação de histórias, levando as crianças a embarcarem no universo lúdico das histórias infantis;
Público alvo: geral
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas
 
•    14h às 16h - Brinquedos recicláveis: oficina com o objetivo de ensinar crianças e adultos a utilizar elementos do dia a dia para criar brinquedos.
Público alvo: jovens acima de 10 anos
Quantidade de participantes: 15 a 20 pessoas
 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css