{literal}

01/04/2015 10:07
  • VII Conferência Municipal de Saúde será realizada em maio

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal e o Conselho Municipal de Saúde de Natal (CMS) organizam a VII Conferência Municipal de Saúde, que este ano tem como tema central “Saúde Pública de Qualidade para Cuidar Bem das Pessoas – Direito do Povo Brasileiro”, que será realizada nos dias 26, 27 e 28 de maio no Praiamar Natal Hotel.

O secretário municipal de saúde, Luiz Roberto Fonseca afirma que "a conferência vai impulsionar, reafirmar e buscar a efetividade dos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde, garantidos na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Saúde, na perspectiva do fortalecimento da Reforma Sanitária, avaliar o SUS e propor condições de acesso à saúde, ao acolhimento e à qualidade da atenção integral".

Para o presidente do CMS, José Gilderlei Soares, a conferência pretende "definir diretrizes e prioridades para as políticas de saúde, com base nas garantias constitucionais da Seguridade Social, no marco do conceito ampliado e associado aos Direitos Humanos; fortalecer o Controle Social no SUS, e garantir formas de participação dos diversos setores da sociedade em todas as etapas da VII Conferência Municipal de Saúde".

Ele acrescentou "também terá por finalidade formular as diretrizes municipais e indicar diretrizes estaduais e nacionais para a implementação da política de saúde e qualidade de vida, ampliando a participação e a corresponsabilidade dos diversos segmentos do SUS na execução dessa política, qualificando seu debate e fortalecendo o compromisso municipal, estadual e nacional nesse campo", concluiu Gilderlei.

A conferência será norteada pelas diretrizes: Direito à Saúde; Garantia de Acesso e Atenção de Qualidade; Participação Social; Valorização do Trabalho e da Educação em Saúde; Financiamento do SUS e Relação Público-Privado; Gestão do SUS e Modelos de Atenção à Saúde; Informação, Educação e Política de Comunicação do SUS; Ciência, Tecnologia e Inovação no SUS; Reformas Democráticas e Populares do Estado.

Antecipando o encontro, haverá uma pré-conferência em cada Distrito Sanitário da SMS, que é uma preparação para a VII Conferência. O Distrito Sanitário Sul terá a pré-conferência no dia 23 de abril; o Distrito Leste, dia 29 de abril; o Distrito Oeste, dia 6 de maio; e no dia 7 de maio, os Distritos Sanitários Norte I e II.