A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio do setor de Vigilância em Saúde Ambiental (VSA), do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS), está implementando o programa de Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) no município de Natal. A equipe iniciou o processo de trabalho analisando a qualidade da água para consumo humano nos reservatórios do município.

Por meio do setor de Vigilância da Qualidade da Água (VIGIAGUA), o VSPEA realizará três coletas para análise dos níveis de agrotóxicos presentes em reservatórios de água que abastecem o município. As amostras estão sendo coletadas nas estações de tratamento de água, após coleta, elas são encaminhadas para o Laboratório Central Dr. Almino Fernandes (Lacen/RN), e enviadas à Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) para processamento.

A primeira visita ocorreu na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Extremoz, em Pajuçara. “Estamos realizando essas coletas tendo como base a portaria de n.º 888 que dispõe sobre os procedimentos de controle e de vigilância da qualidade da água para consumo humano e seu padrão de potabilidade. Esses dados coletados pela equipe subsidiarão a tomada de decisões para a VSPEA, como também para a VIGIAGUA, especialmente nas ações desenvolvidas no território dos Distritos Sanitários Norte I e Norte II”, comenta Simara Costa, chefe da Vigilância em Saúde Ambiental.

O Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos (VSPEA) foi criado visando reduzir, controlar ou eliminar riscos à saúde de populações expostas, ou potencialmente expostas a agrotóxicos, por meio de medidas de prevenção, promoção, proteção e reabilitação na perspectiva da vigilância e atenção integral à saúde.