O Conselho Municipal de Transporte e Mobilidade Urbana se reuniu nesta quinta-feira (25) na sede da Secretaria de Mobilidade Urbana, no bairro da Ribeira. Presidido pela secretária da STTU, Daliana Bandeira, o CMTMU pautou a apresentação do Projeto de Urbanização das Praias Centrais executado pela Prefeitura do Natal.


Na ocasião, a arquiteta Ana Lamas (da Sempla) e o engenheiro Newton Filho (da STTU) detalharam sobre a proposta. De acordo com os expositores, “o Projeto de Urbanização das Praias Centrais” apresentado pelo governo municipal incluirá serviços de requalificação viária a partir da Avenida Nilo Peçanha, passando pelas avenidas Getúlio Vargas e Café Filho, onde toda orla será contemplada com ciclovia, nova sinalização vertical e horizontal, paisagismos, parque esportivo e passeio.”


As obras acontecerão também nos entornos das orlas das praias dos Artistas, do Meio e do Forte, com a construção e reforma de diversos equipamentos, como construção e reforma de diversos equipamentos como nova área de quiosques, largo do sol nascente, área de esportes com skate parque, futebol de areia, vôlei e quadra poliesportiva. 


A nova orla de Natal terá também um Centro de Apoio ao Turista e uma base da Guarda Municipal. Nas imediações do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), será instalada uma rotatória para ordenar o tráfego, pensando no embarque e desembarque no hospital, além de novo estacionamento.


O Conselho Municipal de Transporte Mobilidade Urbana – CMTMU é um órgão colegiado de controle social na gestão das ações de mobilidade urbana da cidade do Natal. De caráter consultivo, propositivo e participativo; o CMTMU foi criado pela Lei Complementar Nº 020, de 02 de março de 1999 e alterado pelas Lei Complementar Nº 108, de 24 de junho de 2009 e Lei Complementar Nº 141, de 28 de agosto de 2014. 


Cabe ainda ao CMTMU a constituição de câmaras temáticas e/ou Comissões Especiais – temporárias ou permanentes – para o pleno desempenho das suas funções. O Conselho pode ainda convocar, quando necessário, representantes e técnicos da STTU ou de qualquer outro órgão do município para discutir questões relacionadas ao transporte e ao trânsito. Também é função do colegiado promover a integração entre os órgãos que atuam na mobilidade urbana.