Fiscais ambientais da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), com apoio tático de agentes da Guarda Municipal de Natal (GMN) apreenderam um veículo utilitário por descarte irregular de resíduos na Zona de Proteção Ambiental 01, no bairro Candelária, zona sul da cidade. A ação faz parte da força tarefa que a pasta está fazendo para coibir nesses pontos crônicos, o descarte irregular de resíduos sólidos.

O flagrante que ocorreu na tarde desta quinta-feira (14), foi desencadeada após os fiscais ambientais detectarem, por meio de imagens de drone, dois veículos realizando o descarte dos resíduos de forma irregular na área protegida.

Os agentes do Grupamento de Ações Ambientais da Guarda Municipal (GAAM), que acompanhavam a operação, foram acionados e conseguiram deter um dos veículos, enquanto o outro conseguiu deixar o local antes da abordagem.

O veículo apreendido foi encaminhado ao pátio de apreensões da Semurb onde permanecerá aguardando uma decisão administrativa para a sua liberação. Os responsáveis pelo descarte irregular foram autuados e estão sujeitos às penalidades previstas na legislação ambiental.

Os fiscais ambientais agora seguem investigando a origem dos resíduos e se há responsabilidade solidária do seu gerador, visando coibir práticas que possam causar danos ao meio ambiente e à saúde pública.

Os canais de denúncia de irregularidades são a Ouvidoria da Semurb pelo e-mail ouvidoria.semurb@natal.rn.gov.br . Ou ainda pelo 190 do Ciosp, à noite, nos fins de semana e feriados, com as denúncias direcionadas à Guarda Municipal e ao Plantão Administrativo da Fiscalização Ambiental.